20 de fevereiro de 2017

Mártires

Martyrs (França, 2008)

Diret Pascal Laugier
Com Morjana Alaoui, Mylene Jampanoi, Catherine Begin.

Mártires

"O mundo chegou a um ponto em que todos são vítimas"

Manda quem pode! Surpreendente thriller que trabalha muito bem as inversões de expectativas e aparências. Na sequência de abertura uma família classe média tem sua casa invadida por Lucie, armada, enlouquecida e disposta a se vingar dos que a mantiveram em cárcere e sob maus tratos. Sua acompanhante Anna acaba por desvendar a verdade e o mistério das instalações subterrâneas que mantiveram várias jovens aprisionadas. Anna acompanha a amiga como guardiã, mas sem poder auxiliar muito sobre as visões e traumas que atormentam e consomem Lucie. O que nenhuma das duas desconfia é que o local está sob monitoração de uma poderosa organização.

Martyrs é daqueles filmes que nem dá pra comentar muita coisa sem dar spoilers. É violento e sangrento como poucos, e com um dos melhores roteiros do fantástico contemporâneo. Pesadíssimo, explicito e extenuante, mas funciona mais pela sutileza e nas sugestões que vão aparecendo durante a narrativa do que pela obviedade. Um martírio infindável que se estende ao espectador e traz um novo conceito em classe dominante! Desde Saló não se via um comentário tão contundente em estratificação social. Mas fica a dúvida: precisava de tanto pra dar o recado? (veja extreme) A proposta parece ser levar o espectador junto, como participante involuntário no tormento das personagens. Afinal todos fazemos parte do mesmo contexto social ... ou não?!

O diretor Laugier parece cultivar uma preocupação social muito interessante em seus filmes, em seguida ele faria o excelente O Homem das Sombras que também joga muito bem com as aparências e reviravoltas em um rico e polêmico questionamento social.

• Dúvida mala: por que Anna ficou tanto tempo na casa depois que achou a prisioneira?
• Dedicado a Dario Argento.

Expectativa 😈😈   Realidade  😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário