Cinema

19 de junho de 2019

Vingança Muda

The Seasoning House (ING, 2012)

Diret Paul Hyett
Com Rosie Day, Kevin Howart, Sean Pertwee, Anna Walton, David Lemberg, Jemma Powell.

the seasoning house

Angel x Golias! Ambientado nas Balcãs em meados dos anos 90, este é um drama pesadão que resvala no filme de horror por sua violência. Em um período de conflitos armados, o filme narra o drama de uma jovem que perde a família, assassinada por uma milícia e é levada a uma rede de prostituição. A jovem surda e muda, torna-se uma espécie de zeladora em seu cativeiro, mantendo a limpeza e a sedação de todas as aprisionadas que servem aos visitantes constantes no local até que conhece outra jovem com quem consegue se comunicar via sinais.

Viktor é o responsável pelo ponto e apelida a jovem de Angel, mantendo uma relação dúbia de abuso e proteção com ela. Até que a milícia assassina visita o local e Angel reconhece o executor de sua família. O senso de proteção pela recente amiga e a lembrança do massacre fazem com que Angel inicie uma vingança contra o grupo de militares. Habilidosa em se locomover por dutos de ar e vãos entre as paredes da velha construção, ela presta ajuda a algumas recém-chegadas e acompanha as ações dos seus captores. Conseguindo atacar os agressores individualmente, Angel desencadeia a fúria do líder miliciano.

Primeiro longa do diretor Paul Hyett que causa uma grande impressão em seu espetáculo implacavelmente cruel e violento. Raramente se viu um filme tão claustrofóbico (todo passado no ambiente do cárcere das garotas, sem distinção de noite ou dia) e tão realista em suas situações. Podemos até questionar a desigualdade meio absurda da premissa: os militares experientes contra uma jovenzinha franzina. É a clássica e óbvia situação de Davi x Golias, oprimido x opressor, Ewoks x Império, etc... Mas as ações são tão bem desenvolvidas e tão verossímeis que o drama se sustenta muito bem. Seu final também é meio duvidoso nos dutos da caldeira, mas plenamente satisfatório à narrativa.

O milico-chefe Goran é a encarnação caricata do vilão unidimensional, ardiloso e sádico, e assim cabe a Viktor o equilíbrio humano na galeria de personagens. Sua condição de vilão-e-vítima da situação politico-social é muito bem delineada e, naturalmente, sua redenção só ocorrerá à bala! Acima deles, o destaque é da jovem atriz Rosie Day que sustenta todo o peso e suspense do filme em sua incrível atuação dando a devida veracidade ao absurdo dramático de sua situação. Angel só não enlouquece por sua solidariedade: divide chocolate com a amiga acorrentada e com o amigo rato (em um sinistro "momento Cinderela"). 

• Melhor suspense: os dedinhos de Angel segurando a grade da passagem de ar!
• Melhor maquiagem do mundo: a facada atravessando a bochecha! Jesuis!!!!
• Porradaria: esmagamento craniano a golpes de porquinho de porcelana!
• A conferir, do mesmo diretor: Howl (2015) e The Convent (2018)

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈


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