28 de março de 2021

As Hereges

The Convent (Inglaterra, 2018)

Diret Paul Hyett
Com Clare Higgins, Hannah Artherton, Rosie Day, Dilan Gwin, Freddy Carter.

The Convent


Nunxploitation reencarnou. Terror britânico mediano que mais ou menos requenta a nunxploitation. Ambientado no século XVII, conta o drama da jovem Persephone, que é acusada de bruxaria e presa por autoridades. Diante do Magistrado inquisidor (Michael Ironside em pequena participação) e sem argumentações a seu favor, Persephone acaba sendo salva pelo discurso determinado de uma Madre Superiora que reivindica os cuidados da jovem e a expiação de seus pecados. A jovem é então levada a um convento afastado onde será submetida, assim como outras jovens internas, a um rígido código de trabalhos e regras.

Mas logo Persephone compreende que o local e suas administradoras têm segredos do passado e que o prédio é habitado por algo mais além dos vivos! Quando passa a ter visões de uma entidade pelos recantos escuros do convento, decide organizar uma fuga. E é nos segredos do passado das jovens freiras que reside o que seria o grande trunfo narrativo do filme ao associar a cegueira da devoção religiosa à associações malignas. Uma ideia boa que acabou não sendo aproveitada no desenvolvimento do roteiro.

O resultado é uma curiosa produção de segunda mão que se equilibra entre erros e acertos em um resultado apenas assistível. Não faz a menor falta, mas também não é um daqueles casos de ofensa ao intelecto de ninguém e que queima a cara dos envolvidos. The Convent é fake nos excessos digitais, mas visualmente agradável. Desinteressante pelos destinos dos envolvidos, mas consegue manter sua narrativa com um bom ritmo visual. Tem roteiro óbvio e elenco mediano, mas suficiente para um filme B. Vale como um filme-aperitivo na espera por coisa melhor, ou como um autêntico filme B de sessão dupla.

• Melhor cena: o Diabo dando as caras...
• Grande terror: a freira arrancando os olhos quando em transe!
• Quase cômico: o remendo digital do espírito escalando a parede....
• O diretor Paul Hyett havia estreado com o ótimo drama-porradaria Vingança Muda e vem seguindo uma carreira meio irregular no fantástico...
• O título alternativo (Heretiks) lança uma confusão com The Heretics.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈

The Convent
Obrigado, Senhor. Pelo menos é melhor que A Freira....


Nenhum comentário:

Postar um comentário