22 de maio de 2021

Remember the Mexico - sombreros macabros!

El Vampiro

Viva México! Aqui uma visita à uma linha de produção riquíssima e prolífica, atuante desde os primeiros anos de atividade do cinema! Veja o famoso personagem de La Llorona que tem um filme homônomo em 1933! Geralmente referenciamos o fantástico mexicano de forma depreciativa pelas bagaceiras da família Cardona ou o fim de carreira de Boris Karloff nos filmes de Juan Ibañez, mas não é tão simples.

Em uma produção consistente entre comédias e dramas, os mexicanos fizeram weird western, (bem antes do spaguetti western), fizeram góticos antes da Hammer e filmes de terror aos montes, variando dos mais ambiciosos como o cinema poético de Carlos Henrique Taboada ou cedendo aos apelos ligeiros das matinês populares como a série do lutador El Santo. Black Phillip faz sua rápida turnê de vinte pérolas mexicanas, indo do conceituado El Vampiro até a retomada fantástica no contemporâneo. Veja um clip aperitivo!

1957 El VampiroEs una película mexicana, ostenta o credito final. Depois da Universal e contemporâneo da Hammer, o diretor Fernando Mendez já marcava sua época com um notável show gótico em seus filmes de terror. Este El Vampiro é possivelmente seu trabalho mais famoso, uma divertida trama gótica de matinê com ação, mistério, romance e humor. A jovem Marta volta a sua cidadezinha natal por causa do falecimento de sua tia e logo suspeita que a morte pode ter sido causada por interessados em suas terras e os envolvidos podem ter relações sobrenaturais. Um show climático velha-guarda, com roteiro que não perde tempo e momentos estéticos memoráveis. Teve sequência no ano seguinte em El Ataud Del Vampiro. 😈😈😈😈

El Vampiro
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1957 La Marca de Satanas • Moradores de um vilarejo são mortos por uma misteriosa figura armada com um machado. Elenco produção e personagens de El Ginete Sin Cabeça, voltam nesta sequência das aventuras do macabro herói Cavaleiro Sem Cabeça. Entre números mariachi, intrigas e sequências de suspense, o prolífico diretor Chano Urueta, entrega mais um thriller-aventura típico de matinês domingueiras. Datado mas divertido. 😈😈

La Marca de Satanas
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1958 Misterios de La Magia Negra • O professor Eladio, pesquisador sobre folclore e magia, descobre que uma performer mística que se apresenta publicamente pode ser uma feiticeira do século XV. Produção mínima em um trabalho de bons cuidados fotográficos e um formato destacado da média corriqueira. a invenção e a tradição um filme acima da média B por sua estética. Destaque à bizarra figura de Kerobal, o assistente da feiticeira. 😈😈

Misterios de La Magia Negra
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1960 Macário • Adaptação bastante fiel à novela de B. Traven. Macário é um simplório lenhador que tem o sonho de comer um peru assado, ao menos uma vez na vida, longe da miséria de seu vilarejo e familiares. Quando tem a chance de saborear o prato, durante uma incursão pela mata, é visitado por uma entidade misteriosa que lhe propõe uma forma de enriquecimento. Narrativa clássica e segura, mantendo os aspectos fabulosos da história original. 😈😈😈

Macario
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1962 El Espejo De La Bruja • O espírito de uma mulher traída utiliza um espelho mágico como transporte para sua vingança. Um dos destaques do fantástico no horror mexicano. Veja o post.
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1962 El Baron Del TerrorTrash clássico que remete a Ed Wood em seus desarranjos de estúdio e obviedades narrativas. Pega a ideia básica de Black Sunday de Bava e narra a vingança de um feiticeiro executado pela inquisição, que retorna, em 1961 e reúne os descendentes de seus executores. Destaque à bizarra figura do vilão monstruoso com luvas e máscara de borracha e sua enorme língua bifurcada que vampiriza as vítimas e suga seus cérebros! Pobretão e sem-noção, repleto de falhas técnicas, mas imperdível para trashmaníacos! Dirigido por Chano Urueta, que no mesmo ano fez o muito superior O Espelho da Bruxa (veja acima). 😈

El Baron Del Terror
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1965 Cien Gritos de Terror • Terror em dois episódios de narrativa clássica. O primeiro (Panico) é uma divertida variação no formato de As Diabólicas: recém casados mudam-se para uma mansão de campo e a esposa passa a ser aterrorizada por um fantasma até ser vitimada por sua condição cardíaca. No segundo episódio (Miedo Supremo) um homem fica trancado em uma cripta e liberta uma mulher cataléptica de seu caixão. Na espera pela manhã, medos e devaneios de ambos se manifestam. Produção simplesinha de recursos, mas que rende muito bem dramaticamente, especialmente no segundo episódio no ambiente sombrio da cripta subterrânea. 😈😈😈

Cien Gritos de Terror
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1968 Hasta El Viento Tiene Medo • Em um internato de garotas, as alunas começam a ter visões de uma jovem que se suicidou e decidem investigar a velha torre trancada desde o ocorrido. Claudia tem seu comportamento alterado e pode estar sendo dominada pelo espírito que busca vingança contra a diretora. Simplório, velha-guarda e muito simpático suspense com a direção discretíssima de Carlos Henrique Taboada. Seu charme é justamente a ingenuidade datada e as enrolações para estender o tempo narrativo. 😈😈

Hasta El Viento Tiene Medo
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1968 El Escapulário • Drama fantástico em episódios. Um padre ouve a confissão de uma mulher em seu leito de morte. A confissão revela quatro contos fantásticos envolvendo um escapulário e seu poder de proteção em quem o usa e acredita em sua força. Mistério e misticismo em uma produção de narrativa clássica e produção caprichada considerando seus limites técnicos. 😈😈😈

El Escapulário
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1969 La Horripilante Bestia Humana (Night of the Bloody Apes) • Atenção: Cardona pai e Cardona júnior no mesmo filme!!! A dupla é autora do roteiro deste que é um dos mais famosos desatinos do Cardona pai. Cirurgião faz uma operação para salvar seu filho em fase terminal: transplanta o coração de um gorila para o jovem, que logo em seguida se torna um monstro simiesco que sai pela noite mutilando pessoas e rasgando a roupa da mulherada! Insano e modelar trash movie feito nos moldes dramáticos mais primários e incluindo apelações habituais do sleazy com cenas reais de cirurgias cardíacas! Essencial aos entusiastas do "é ruim mas é bom"! 😈

La Horripilante Bestia Humana
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1975 Mary, Mary, Bloody Mary • A jovem Mary é uma pintora de temas surrealistas que tem um peculiar gosto por sangue. Sua presilha de cabelo é usada como arma para degolar os parceiros amorosos que ela tem regularmente. Variação no tema vampirismo tão interessante quanto Martin de George Romero. No modelo da época, o filme esbanja estética kitsch, com trilha sonora em pop-romântico. A direção de Juan Lopez Moctezuma (um filme antes de seu clássico Alucarda) privilegia a estética em momentos notáveis como o ataque na praia, ou o banheira de espelhos. Participação de John Carradine como um vampiro que ataca paralelamente à trama central. 😈😈😈

Mary Mary Bloody Mary
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1975 Satanico Pandemonium • Famoso nunxploitation que fez seu nome na esteira de outros como A Monja de Monza e The Devils. Irmã Maria é uma noviça que começa a ter visões de um homem que se apresenta como Satanás. Seus impulsos e visões a levam a um comportamento criminoso em relação às companheiras e nas tentativas de sedução de um jovem camponês. Como Alucarda, um filme pobretão de recursos, mas com uma força notável em suas afrontosas encenações. Um clássico do cinema-sacrilégio! Título alternativo La Sexorcista. 😈😈😈😈

Satanico Pandemonium
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1975 Mas Negro Che La Noche • Um cult movie de sua era. Veja o post.
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1977 Alucarda • Clássico do fantástico mexicano. Veja o post.
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1985 Cementerio Del Terror • Um caso de resenha difícil. Grupo de jovens em uma noitada numa casa abandonada, descobrem um velho livro de feitiços e invocação de mortos. Decidem, por pura farra, roubar um cadáver do necrotério e fazer uma invocação, mas acabam provocando um levante de mortos no cemitério próximo! Feito nos moldes terror anos 80, com jovens e crianças fugindo pelo casarão. Sofrível em direção e dinâmica, mas com uma fotografia retrô tão legal que vale uma conferida. Participação do figuraça Hugo Stiglitz. 😈😈

Cementerio Del Terror
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1988 Vacaciones Del Terror • O clã Cardona não tem jeito mesmo. Dirigido por Rene Cardona III (neto de Cardona senior) este Vacaciones de Terror segue a cartilha trash com vontade. O patriarca de uma família recebe uma casa de campo de herança e a família toda vai passar uma temporada no local. Logo, uma das filhas do casal se afeiçoa por uma misteriosa boneca da velha casa e é tomada por uma força diabólica que ataca a todos. Divertido em sua dinâmica, mas tão capenga em direção e efeitos que só pode ser visto em modo zoeira de apreciação. 😈

Vacacones Del Terror
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1989 Ladrones de Tumbas • Uma surpresa nostálgica. Grupo de jovens invade um cemitério em busca de ouro enterrado junto aos mortos e descobre uma galeria subterrânea que foi usada por inquisidores. Xeretando e roubando joias dos mortos, acabam ressuscitando um monge herege que foi executado por adoração satânica. Dinâmico na narrativa e irritante na gritaria banal, mas não cansa nem com seu roteiro pobrinho e seu aspecto old school. Uma pérola perdida de especial valor aos saudosistas por sua foto atmosférica e gore generoso. Quase um Lucio Fulci! 😈😈😈

Ladrones de Tumbas
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1993 Cronos • Primeiro longa de Guillermo del Toro que atualizou e revitalizou o fantástico mexicano. Incluído em Coleção Primeiros Passos.
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2015 Ladronas de Almas • Durante a guerra civil mexicana, grupo de dissidentes entra em uma fazendo para se abrigar e levantar alguma riqueza roubando os bens da família. Mas as habitantes locais tem segredos e meios muito próprios de proteger o local. Tentativa de misturar terror e faroeste em resultado mediano, meio perdido entre a pretensa seriedade e a farsa fantástica. Divertido, mas pena que a direção em modo piloto automático não tenha conseguido apimentar o conjunto. 😈😈

Ladronas de Almas
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2017 El Habitante • Três jovens irmãs invadem a casa de um senador para roubar o dinheiro em seu cofre e cumprir uma dívida criminosa. Mas a situação da jovem filha do senador, aprisionada no porão por um motivo macabro, pode custar a vida de todos. Surpreendente terror composto de todos os ingredientes habituais, da narrativa à efeitos técnicos, mas que envolve sem pretensões, em um grande show. 😈😈😈😈

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