26 de dezembro de 2019

New apocalipse!

new apocalipse

Apocalípticos reintegrados! Impressão minha ou está mesmo havendo um surto de filmes de destruição recentemente? A quantidade de produções trazendo invasão alienígena ou a velha e boa catástrofe natural dos tempos do cinema-catástrofe parece estar sendo revisitada com muita vontade. A destruição massiva, que teve apelo emocional garantido e sucessos marcantes desde As Chuvas de Ranchipur (1955) ou São Francisco, a Cidade do Pecado (1936), virou gênero consolidado e foi sucesso de bilheteria nos anos 70, com Terremoto (1974), Destino do Poseidon (1972) e especialmente Inferno na Torre (1974). Também foi alvo de muita crítica por seu caráter descaradamente simplório e apelativo.

E mesmo depois da retomada via cinema digital em Um Dia Depois de Amanhã, ArmageddonImpacto Profundo2012, por exemplo, quando tudo parecia esquecido e esgotado, eis que surge uma nova safra redundando o que já sabemos e fazendo brotar filmes duvidosos por vias de produção diversas. Será apenas preguiça de roteiristas, será autêntica advertência sobre perigos concretos, ou será apenas para a satisfação inconsciente de nossas vontades veladas? Se a humanidade já deu o que tinha para dar, é hora de resetar o planeta? Aí vão 15 produções para a satisfação dos entusiastas do #vemmeteoro.

2011 Battle Los Angeles • Unidade de fuzileiros fica perdida de sua liderança nas manobras de resistência a uma invasão alienígena. Reagrupada para o retorno à sua base, a unidade assume a escolta de um grupo de civis. Exemplo clássico do cinema-pipoca contemporâneo: tecnicamente exemplar, mas previsível em seu drama de conflitos entre comandantes e comandados e na busca pelo ponto fraco da nave invasora. 🌎🌎

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2011 Hell (Um Inferno) • Explosões solares provocaram o aumento de temperatura na Terra e a consequente destruição social, ausência de água e colapso social geral. Hell narra a aventura de um grupo que segue para regiões montanhosas em busca de nascentes, mas uma família de saqueadores prepara armadilhas e o confinamento de quem encontrar pelas estradas. Grande e sufocante aventura, bastante realista e que não perde o fôlego em nenhum momento. Produção alemã que consegue ser original e cativante em um gênero que parece estar rumando para seu próprio apocalipse. Partindo de um suspense de estrada o filme ruma para uma aflitiva porradaria final, na fuga do cárcere.  🌎🌎🌎🌎

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2013 Flu (A Gripe) • Um container com imigrantes ilegais em condição de avançada infecção, contamina uma cidade coreana com um vírus que se alastra velozmente. A infecção precisa ser contida por medidas extremas ou poderá por fim à vida humana no planeta. Grande produção sul-coreana, um exemplar esforço em direção e produção na crescente onda de epidemia que causa diversos colapsos durante a narrativa: de dramas pessoais a ineficácia da segurança pública e desastres, o filme alinha uma série de eventos episódicos agoniantes e muito bem narrados. 🌎🌎🌎

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2015 Into the Forest (No Escuro da Floresta) • Nell e Eva são irmãs e vivem com o pai em uma casa afastada do centro urbano, quando uma crise de energia provoca o caos social e evasões em massa. Quando perdem o pai em um acidente, ficam à mercê de perigos, de estranhos e até mesmo da própria relação familiar. A crise se acentua quando precisam decidir se abandonam a casa ou se ali permanecem sendo o único abrigo seguro que conhecem. Aqui o apocalipse serve como situação de fundo para um comentário sobre sedentarismo emocional. Mais do que ameaçadas por perigos circundantes, as garotas podem ter seus dramas e conflitos como inimigos poderosos condenando-as à estagnação. 🌎🌎

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2015 Extinction • Quando uma epidemia dizima a raça humana tornando pessoas em feras enraivecidas, Jack, sua filha Lu e o vizinho Patrick passam a viver isolados em suas casas. Isolados ainda mais por uma era invernal que parece não ter fim, descobrem que os poucos infectados que ainda circulam evoluíram para uma espécie animalesca ainda mais perigosa e mortífera. Variação de apocalipse zumbi em uma produção incrivelmente bem ajustada. Tem mais drama pessoal do que ação, mas seu andamento narrativo não perde o pique em nenhum momento. Co-produção EUA-Espanha. 🌎🌎🌎

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2016 The Darkest Dawn • Já deu found footage! A jovem Chloe se encontra em meio a uma invasão alienígena que dispara parasitas insectóides na raça humana. Chloe tem um tipo sanguíneo raro que pode interferir nas contaminações revertendo-as, mas o mundo se tornou uma praça de guerra repleto de grupos armados e salteadores. Ela registra suas ações para compor um documento que possa ser visto, algum dia, por sua mãe desaparecida. Mais uma produção em nível semi-profissional que conseguiu exposição via streaming. Elenco fraquinho e efeitos digitais vergonhosamente simplórios! 💣

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2017 Cargo • Como Into the Forest, um drama no qual a devastação serve de situação simbólica a dramas humanos mais do que a ação. Manobra meio perigosa no cinema fantástico. Aqui é o hobbit Martin Freeman que em meio ao apocalipse zumbi (e já infectado) precisa encontrar alguém que cuide de sua filha de colo antes que ele próprio seja tomado completamente pela contaminação. Situação dramática mas que não serve muito a uma aventura living dead. Seja como for, é bem produzido fotograficamente e repleto de entrelinhas de leitura. 🌎🌎

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2017 Bokeh • Mais um drama com tinturas de fantástico. Jovem casal em visita a Islândia descobre que a cidade tornou-se deserta por algum motivo inexplicável. Da noite para a manhã seguinte, as pessoas desapareceram e o momento é então o ideal para contextualizar e rever sua relação. Bokeh é uma espécie de Além da Imaginação "de arte". Visualmente lindo em seus quadros de captura da natureza (até arrisco citar influência de Tarkovski!), mas corre o sério risco de perder o interesse até chegar às reviravoltas de conclusão. Co-produção Islândia/EUA. 🌎🌎

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2017 It Comes At Night (Ao Cair da Noite) • Como em Extinction, uma situação minimalista de fundo para comentário sobre relacionamento e dramas pessoais. Em um mundo devastado, um casal e seu filho adotivo se protegem em sua residência tornada um refúgio até que a presença de um outro casal os força a rever regras de relação com o meio externo. Os dois grupos se ajustam inicialmente, mas as suspeitas rapidamente levam a uma situação de evidente rompimento. Bem estruturado, porém com o drama sobrepondo-se à aventura. 🌎🌎🌎

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2017 Geostorm (Tempestade: Planeta em Fúria) • Gerard Butler é um cientista que desenvolveu uma rede planetária de proteção e controle sobre catástrofes. Mas uma falha nessa estrutura pode provocar uma série de desastres em efeito dominó sobre todo o planeta. Quando seu grupo descobre uma trama por trás da falha, precisa correr contra o tempo para evitar a geostorm! Mais suspense e intriga do que catástrofe. Um show de efeitos em um desfile descarado de clichês narrativos. No geral é uma boa aventura, indicativa do labirinto em que entraram as produções gringas contemporâneas. Primeiro longa para cinema de Dean Devlin, roteirista parceiro de Roland Emmerich. 🌎🌎🌎

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2018 How It Ends (Próxima Parada: Apocalipse) • Variante econômica no gênero pós-apocalipse (ou durante-apocalipse) com Forest Whitaker e Theo James atravessando o país para se reunir a membros da família. No caminho, enfrentam situações diversas de perigo. De salteadores a desgarrados e autoridades armadas, a dupla atravessa um mundo em caos. Tem alguma intenção bem discreta em comentário social, mas é só uma modesta variação no gênero. 🌎🌎

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2018 Extinction (Extinção) • Técnico de uma grande instalação tem pesadelos prevendo uma possível invasão alienígena. Quando finalmente a invasão acontece, ele precisa proteger a família e encontra um grupo de resistência preparando um plano de reação. Mas a verdade sobre a invasão é mais preocupante do que se supunha. Ótima variação no tema invasão alien, inclusive lançando leituras políticas com a escalação do latino Michael Peña como protagonista. No geral, repete a estrutura clichê do gênero, mas a sugestão da reestruturação pela violência armada o destaca acima da média. 🌎🌎🌎

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2019 The Silence (O Silêncio) • Escavações científicas libertam uma espécie desconhecida de criaturas aladas que se orientam por sons e podem provocar o extermínio da raça humana. Variação dispensável da situação de A Quiet Place, mas tem a seu favor uma boa direção que mantém o interesse. O problema maior é o elenco que não provoca muita simpatia. 🌎🌎🌎

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2019 Rim of the World (Fim do Mundo) • Apocalipse na sua sessão da tarde! Quatro jovens desajustados passando temporada em acampamento de férias, precisam unir esforços quando acontece uma invasão alienígena. De posse de um objeto chave dos mecanismos invasores, assumem a missão de atravessar a região em posse do objeto para levá-lo até as autoridades que organizam a reação ao ataque. Humorado e com roteiro que parece um game. Dinâmico, divertido e dispensável. 🌎🌎

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2019 The Wandering Earth (Terra à Deriva) •  Super-mega produção chinesa sobre migração planetária para outro sistema estelar!!! Com a possibilidade próxima do esfriamento solar, cientistas desenvolvem uma mega-estrutura de propulsão para a Terra migrar para um sistema alternativo. Enquanto isso ocorre, as populações foram realocadas para cidades subterrâneas. Pai e filho separados sustentam o fio narrativo dramático e o show entorpece os sentidos em seus excessos. Mas também isso é seu ponto fraco: o excesso de pirotecnia, de efeitos, de destruição, de dramas, sacrifícios e missões impossíveis, extrapola a receita de Armageddon fazendo do filme um exercício espetacular em excesso. Bom, mas overdosado! 🌎🌎🌎

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