30 de julho de 2023

MMMD - o subsolo do underground!

mmmd


Shadow, dark, gloomy, creepy, ambient! A primeira vez em que ouvi o som tenebroso do MMMD foi na trilha de Hagazussa. No YouTube dá pra achar alguma coisa sobre eles no canal próprio, mas o Allmusic nem sabe quem são. Finalmente no Bandcamp é possível localizar info, discografia e ouvir os sons incomuns e as longas suítes de ostinatos e fermatas cavernosos!

Formado pelo violoncelista Nikos Veliotis e a misteriosa ILIOS, a dupla grega iniciou atividades por volta de 2010 com Roto Vildblomma e Spiriti, já repletos das longas faixas atmosféricas. De um som embasado nas texturas contínuas do violoncelo, o MMMD (que é uma sigla de Mohammad) foi incorporando eletrônica, expandindo a experiência sonora em álbuns de nomes também incomuns como Som Sakrifis (2013) e Nomenklatura (2022), este último composto por duas longas suítes, ao modo dos grupos progressivos. Egoismo de 2019 é, musicalmente, um parente próximo da trilha de Hagazussa, com suas vozes espectrais e silêncios misteriosos. 

Em uma simplificação injusta pode-se dizer que o som da dupla é composto por emissões experimentais (subfrequências, vibratos acústicos), percussões e ocasionais amostras vocais, mas isso não define realmente a estranha musicalidade deles, pois o trabalho do MMMD é constantemente remodelado em sons de nuances e dinâmicas novas podendo alcançar um forte peso sonoro ou um tema no limite do silêncio, invariavelmente com o mistério e o sombrio como metas. Como muitos na linha alternativa, o som da dupla ganharia muito se apreciado em horas especiais da noite... Confira um aperitivo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário