26 de maio de 2018

Italian Sleazy Collection

Ma che cazzo?! Sempre que vejo reviews e levantamentos sobre trash, terror, thriller, sinto falta das podreiras made in Italy. Geralmente ficam de fora, a menos que sejam de consagrados mestres como Argento, Fulci, Lenzi. Por que isso acontece? A resposta é bem simples: tem tantos que não dá pra contar ou selecionar.

Italian Sleazy Collection
A linha exploit italiana tem coisas inacreditáveis em sua ousadia apelativa simplesmente porque procedem dos imperativos operísticos tipicamente italianos. Capiche? O que o público está pagando pra ver? Putaria e violência? Então toma! E muita coisa não foi devidamente conhecida em sua época na briga por distribuição e espaço nas bilheterias.

Também existe a situação bastante particular de que diversos filmes italianos no anos 60 e 70 foram feitos para consumo interno. Muitos produtores e diretores não tinham a pretensão de alcançar mercado mais amplo e por isso pouco se importaram com critérios morais ou estéticos alheios.
Um exemplo interessante é o de Por Um Punhado de Dólares que não tinha a menor noção dos códigos de censura auto-impostos na produção americana. No western americano dificilmente víamos uma arma disparando e um corpo sendo baleado, no mesmo quadro. Sergio Leone nem sabia disso e fez o que quis em seu primeiro clássico pop que sedimentou os modelos do faroeste italiano (ou euro-western). Quando o filme foi exibido em telas americanas, em meados dos anos 60, foi um incômodo, pra dizer o mínimo! Imagine então a produção voltada exclusivamente ao exploit de violência e sexo, nos anos 70!!! Muitos filmes eram tão absurdamente desagradáveis em seu gosto sádico pela exploração de violência que só foram conhecidos mais amplamente uns dez ou quinze anos mais tarde, na época do VHS.

Mas na era da cultura digital em que tudo está disponível por vias mais ou menos oficiais, muita coisa "boa" veio à tona e as revisões se tornaram mais confiáveis e abrangentes. Então lá vai o Black Phillip com sua sugestão de 20 podreiras sleazy italianas que, a rigor, não se encaixariam nos gêneros consagrados como góticos, giallo ou poliziotteschi.
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1969 La Malizie di Venere • Laura Antonelli é Wanda, uma jovem libertina que entre paixões e casos diversos se envolve em um crime. Severin é o amante que acompanha sua trajetória com curiosidade voyerística. Drama erótico típico da época e consequente das novas liberdades sessentistas. O curioso (enquanto cinema) é que o filme ficou inacabado por anos e só foi retomado e lançado em 1973. Então ficou retido por autoridades e remontado para novo lançamento em 1975 (auge do sucesso de Laura). Assim a estética de propaganda de cosméticos dos aos 60 conflita até com a trilha sonora pré-disco e com a incoerência das cenas de tribunal enxertadas posteriormente para ficar "mais sério". Direção de Massimo Dallamano (de Cosa Avette Fatto a Solange?).  😈😈

La Malizie di Venere
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1970 Violentata Sulla Sabbia • Calma! A coisa mais apelativa aqui é só o título (violentada na areia). Na verdade este é um drama erótico bem soft sobre a primeira experiência amorosa de uma jovem. Carole André e uma amiga estão passando férias em uma comunidade simplória litorânea e Carole, em seus monólogos internos, tem devaneios eróticos de submissão a um pescador local. Drama lento e contemplativo, com belas invenções fotográficas explorando a estética da região em praias e bosques, mas pouca erotização. Tem a seu favor a beleza jovial da protagonista e uma trilha bossa-nova de Gianfranco Plenizio.  😈😈

Violentata Sulla Sabbia
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1970 Nelle Pieghe Della Carne • Telenovela, dramalhão, Nelson Rodrigues, decapitações. Junte isso tudo para ter uma ideia (aproximada!) do que é esta aberração sleazy! Um indescritível pastiche de perversões e reviravoltas absurdas. Veja no post.
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1971 La Notte Che Evelyn Usci Della Tomba (The Night Evelyn Came Out of the Grave) • Com o esgotamento dos faroestes, muitos atores tiveram que buscar gêneros outros para continuar na ativa. Aqui é o brazuca Anthony Steffen entrando na onda dos thrillers que eram sucesso do começo dos anos 70. Ele é um descendente de nobres que leva garotas para seu castelo e as tortura em seus delírios. Um delírio em especial desequilibra ainda mais o pobre Steffen: a voz de sua falecida esposa Evelyn o chamando pelos bosques. Como de hábito nas produções italianas do período, a boa fotografia e trilha sonora (Bruno Nicolai) garantem a qualidade, mas Steffen quase põe tudo a perder nos seus transes! Participação de Erika Blanc. 😈😈

The Night Evelyn Came Out of the Grave
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1972 Un Bianco Vestito Per Marialé • Traumatizada na infância pelo assassinato de sua mãe, a pobre Marialé (Evelyn Stewart) vive reclusa em seu casarão de campo sob os cuidados do atencioso maridão Luigi Pistilli. Em uma reunião de amigos, mortes começam a acontecer pelas diversas dependências do casarão. Curioso suspense que tenta escapar dos clichês do giallo buscando uma forma própria e alcançando eficiência na dosagem visual dos espaços do velho casarão. Fora isso é um thriller B com elenco de veteranos do pop italiano e o conhecido formato de "caso dos 10 negrinhos". Ivan Rassimov no elenco. Não perca a pirueta de Gianni Dei (Patrick Vive Ancora) quando baleado!  😈😈

Un Bianco Vestito Per Marialé
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1972 La Gatta in Calore • Anna é uma esposa insatisfeita que nas ausências do marido conhece seu vizinho Massimo. Desajustado e desregrado, o rapaz envolve Anna em suas orgias, rituais de magia e jogos de crueldade. Suspense e erotização em uma produção fora dos gêneros de sua época. E que ainda lança o desafio de desvendar o mistério do corpo encontrado no jardim, que o filme não resolve totalmente, deixando a dúvida para o espectador! Quase como regra, as apelações italianas tinham nível B e elenco mediano, mas contavam com grandes trilhas sonoras. Aqui a bela trilha retrô é de Roberto Pregadio com os vocais mais que perfeitos de Edda Dell´Orso, a vocalista dos faroestes de Ennio Morricone. 😈😈

La Gatta in Calore
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1972 Rivelazioni di un Maniaco Sessuale al Capo Della Squadra Mobile • Quer um título mais sleazy?! Só nas apelações brasileiras do mesmo período. Farley Granger é um comissário investigando crimes em que todas as vítimas são mulheres adulteras. Estilizado em partes com o tradicional assassino de chapéu, luvas e máscara negra. Convencional e bom thriller investigativo com um cuidado  visual interessante nos momentos de crime. A cena do crime na praia com Femi Benussi fugindo do maníaco é quase expressionista em seu conjunto. Mas apelativo mesmo foi o relançamento intitulado Penetration que teve cenas de sexo enxertadas a revelia dos envolvidos! Farley Granger processou os produtores! 😈😈

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1974 Gli Assassini Sono Nostri Ospite • Margaret Lee é uma bad girl assaltante que se instala com sua gangue no casarão de Anthony Steffen. O local serve como ponto de encontro dos marginais e Steffen e sua esposa são facilmente dominados pelo trio armado. Tentativa de suspense home invasion (antes da invenção do termo) que apela a inversões de roteiro e algumas sequências sádicas como preenchimento para a pouca história. Margaret Lee domina a cena em uma grande quantidade de closes pelo filme todo. Como ação paralela temos a investigação de Luigi Pistilli, um dos mais ativos coadjuvantes do pop italiano, como um detetive bonachão usando inacreditáveis "costeletas Wolverine"!  😈😈

Anthony Steffen em Gli Assassini Sono Nostri Ospite
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1974 Quelli Che Contano • Depois que uma grande quantidade de droga é perdida em um acidente provocado por rivais, um chefão do crime traz Henry Silva de volta da America para botar ordem na concorrência. Como em uma "versão máfia" de Por Um Punhado de Dólares, o ardiloso hitman começa a fazer serviços para as duas quadrilhas rivais até descobrir o mandante do acidente. Com a direção sem noção de Andrea Bianchi temos decapitação, cadáver de criança e autópsia logo nos primeiros 5 minutos de filme! Henry Silva dá moral ao show, sempre anunciado por um assovio misterioso e baleando os mafiosos como um personagem de western. Barbara Bouchet embeleza a tela como a esposa de um chefão rival. 😈😈😈

Henry Silva em Quelli Che Contano
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1974 La Svergognata • Phillipe Leroy é um escritor tiozão que passa férias em um estância à beira-mar a covite de amigos. No local conhece a bela Leonora Fani, a filha de um dos amigos e a jovem logo se insinua iniciando um romance secreto com o escritor. Mas a garota, manipuladora e ardilosa cria uma situação embaraçosa para ele, especialmente quando sua namorada (Barbara Bouchet) visita o local. Drama erótico muito próximo dos filmes brasileiros do mesmo período. Segue a regra das muitas produções ligeiras dessa época com estética naturalista, narrativa convencional e uma ótima trilha sonora retrô.  😈😈

La Svergognata
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1975 Emanuelle Nera • Natural da Indonésia, a atriz e modelo Laura Gemser estrelou a bem sucedida série erótica decorrente do sucesso de Emmanuelle com Sylvia Kristel. Este é o primeiro da série com a repórter fotográfica Emanuelle viajando pela África e se envolvendo com playboys e tipos diversos. Na receita da série: locações exóticas, situações fantasiosas e trilha sonora de Nico Fidenco. Este tem inserts explícitos com dublês. No elenco, participação de Gabriele Tinti (ex de Norma Bengell) e que foi casado com Laura até seu (dele) falecimento em 1991. Direção de Bitto Albertini. Os demais da série tiveram direção do especialista em sleazy Aristide Massacesi (Joe D'Amato). 😈😈

Emanuelle Nera
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1975 Ultimo Treno Della Notte • Duas jovens viajantes em um expresso pela Europa são subjugadas e aprisionadas por dois marginais. Variação/refilmagem de Last House on the Left e um dos mais pesadões de seu período. Veja no post.
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1976 Come Cani Arrabbiati • Trio de jovens de famílias ricas (dois rapazes, uma garota) cometem crimes diversos e são obstinadamente caçados por um detetive. Produção B que pega carona no título do road movie de Mario Bava para um desfile de violência e muita nudez. O elenco feminino tira a roupa com frequência aproximando o filme de uma chanchada típica dos anos 70, só que sem humor e com violência por vezes desconcertante em sua gratuidade. Sobra espaço para algum comentário social e a ironia da justiça sendo feita por vias indiretas e não pelas mãos do detetive. 😈😈

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1977 Nove Ospitte Per Un Delitto • Arthur Kennedy é o patriarca ricaço que reúne seus filhos marmanjos para uma temporada na sua mansão em uma ilha. Entre intrigas, adultérios e leituras de tarô, monta-se o cenário para vinganças particulares entre os irmãos e suas esposas. Naturalmente que, crimes começam a acontecer e a dizimar a família. Suspense erótico na linha whodunnit, como em Agatha Christie e afins. A primeira meia hora parece que não vai passar, mas depois do primeiro afogamento o filme se mantém muito bem nas paradisíacas paisagens rochosas da ilha. Inclui mortes variadas, muita nudez e faz curioso e constante destaque a objetos cinéticos decorativos. 😈😈

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1977 Maladolescenza • Em período de férias, a jovem Laura passa temporada na casa de campo da família e conhece Fabrizio, um rapaz que vive pelas florestas próximas quase como um selvagem. Nos encontros e brincadeiras nasce naturalmente a curiosidade erotizada entre eles. Mas com a chegada de mais uma garota, os jogos passam a ter um caráter de dominação e manipulação a ponto das relações se tornarem progressivamente violentas. Suspense erótico que surpreende pela jovem idade do trio de protagonistas em cenas de nudez e relações íntimas. Um filme que seria impossível de ser produzido atualmente na forma em que se apresenta aqui. Tentei três vezes colocar um clip no YouTube e o vídeo foi rejeitado as três, mesmo com atenuações e tempo reduzido! Ousado e apelativo, mas também um curioso exercício sobre as distorções morais no processo de amadurecimento. 😈😈

Maladolescenza
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1978 Avere Vent'Anni • Jamais que Lili Carati e Gloria Guida ficariam de fora de uma seleção sleazy italiana! Elas são duas jovens andarilhas na onda do "paz & amor". Na abertura, as duas acordam depois de um balada à beira mar e seguem viagem. Curtindo a liberdade entre encontros casuais e estadia em comunidades hippies, elas seguem sua trajetória sem destino. A mão pesada de Fernando Di Leo dos clássicos poliziotteschi do começo da década de 70 entra aqui para o drama e afronta cinicamente as virtudes libertárias de uma geração. O preço a pagar pela vida on the road pode ser alto e o violentíssimo final é algo que fica para sempre na memória fílmica de quem vê. Avere Vent'Anni é um trauma cinematográfico! Participação de Ray Lovelock. 😈😈😈

Avere Vent´Anni
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1979 La Ragazza Del Vagone Letto • Em uma viagem trans-europe noturna três delinquentes subjugam um vagão de trem e se entregam a prazeres sádicos e humilhações impostas a seus passageiros. Sleazy exemplar em suas idéias gratuitas pilhadas de outros filmes. Muita nudez e cenas de sexo (no limite do pornô) para preencher o tempo e a falta de situações. Mas salva-se em alguns pontos como os delinquentes que não são os habituais marginais incultos e os apelos dos passageiros para que a prostituta (a protagonista) interceda no atendimento aos delinquentes e poupe os passageiros. Roteiro de George Eastman (Luigi Montefiore). George, seu safadão! 😈

La Ragazza Del Vagone Letto
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1980 Patrick Vive Ancora • Jovem atingido por um objeto na estrada fica em estado catatônico e desenvolve poderes mentais durante seu tratamento. Sequência clandestina do Patrick australiano e um clássico sleazy. Veja o post.
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1980 Vacanze Per Un Massacro • Joe Dallesandro é um fugitivo da justiça que se esconde em uma casa de praia desabitada. Mas os donos chegam para uma temporada e são rendidos pelo bandido armado. Instaura-se então um jogo de dominação entre o marginal que finalmente tem a sua disposição todo o luxo e prazer a que jamais teria acesso pelas vias habituais. Dalessandro então abusa do conforto, da segurança e da mulherada. Premissa bacana, mas com resultado desleixado. Dirigido por Fernando Di Leo já bem fora da ótima forma que demonstrou nos seus clássicos policiais. Aqui ele até reutiliza a ótima trilha sonora de Luiz Bacalov e o grupo Osanna feita originalmente para Milano Calibre 9. Com um pouquinho mais de empenho teria sido um filmão! 😈😈

Joe Dallesandro em Vacanze Per Un Massacro
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1986 Il Monstro di Firenze • Leonard Mann é um escritor pesquisando sobre um criminoso que mata casais e começa a perder sua sanidade no processo de investigação. Curioso suspense, discreto e tentando uma variação formal em sua alternância de protagonistas, narrativa por vias não lineares e com um longo flashback sobre os traumas do assassino na infância. Como um representante perdido entre gêneros específicos, o filme não tenta o histrionismo estético da tradição dos giallos italianos e também evita o rollercoaster dos similares americanos. Uma curiosidade à deriva da história e um dos filmes mais elegantes desta lista de aberrações sleazy! 😈😈

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