21 de maio de 2018

Frightmare

Frightmare (ING, 1974)

Diret Pete Walker
Com Deborah Fairfax, Sheila Keith, Rupert Davies, Kim Butcher.

Frightmare (ING, 1974)

Royal exploit! Grande Pete Walker! Um dos poucos diretores ingleses a investir no cinema exploitation em seu mercado e que teve uma sequência de bons thrillers pela década de 70. 
Debbie e Jackie são irmãs em crise. Papai e mamãe estiveram ausentes por quinze anos cumprindo pena, mas com sua (suposta) reabilitação e consequente liberdade pelas autoridades, a situação das duas jovens sofre uma reviravolta ainda maior, ainda pior. Mamãe faz leituras de tarô e gosta de carne humana! Seus clientes geralmente vão parar na dispensa! E papai, em seu amor eterno, vive no tormento de acobertar tudo para proteger a parceira. Jackie está á beira da marginalidade e vive em atrito com Debbie. Manipuladora, e com um gosto especial por violência, Jackie não poupa meios nem para agredir um barman que lhe negou bebida. E Debbie, instável e irritadiça, recebe as visitas de um pretendente, estudante de psicologia, que parece ser o único personagem equilibrado em um assustador painel de pessoas desajustadas em conflitos crescentes.

Então Frightmare desfila um invejável galeria de degeneração social, com seus tipos dementes em constante atrito. E ainda compõe um fascinante suspense repleto de luzes expressionistas, olhos vazados e muito sangue! Talvez tenha conversa demais, mas o resultado geral é genialmente doentio. Trai esteticamente a elegância do thriller inglês e aproxima-se do giallo da época em seu histrionismo violento. E ainda arrisca originalidade (ou despojamento) em sua estrutura incomum de closes afrontosamente grotescos, narrativa que alterna protagonistas e descaso pleno pelos personagens chatos que não farão falta se forem mortos! Insano, descarado e guinolesco! Pete Walker merece uma revisão urgente de sua obra!

• Sheila Keith foi uma das grandes megeras do suspense inglês especialmente por causa dos filmes do diretor.
• Momento "agora fodeu": mamãe e Jackie se armam contra Debbie.
• Melhor drama: papai na penumbra, diante da lareira, incapaz de contrariar a parceira enlouquecida.
• Melhor violência: olho atingido pelo forcado!!!
• Momento nojinho: cérebros na geladeira?!
• Momento "laranja mecânica": o espancamento do barman.
• Mais Pete Walker em The Comeback e na tag Diretores.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário