31 de março de 2021

Terror e Ficção - Opostos se encontram?

Alien


Crossover improvável. Dois gêneros que nunca se deram muito bem na história do cinema por causa de seus fundamentos estéticos. O terror geralmente é orgânico, refere a tradição gótico-vitoriana e a ficção-científica geralmente sugere um futuro de triunfo tecnológico e conforto físico. Veja em 1966 dois filmes como Dracula, o Príncipe das Trevas e Viagem Fantástica. O primeiro dava sequência ao sucesso de 1958 em toda a glória empoeirada da estética gótica de velhos castelos e o outro era ambientado em laboratório com a assepsia tecnológica como base formal. Duas ambiências conceituais aparentemente não miscíveis.

Por muito tempo reinou na cultura pop o conceito de que futurismo equivaleria a um lugar melhor, evoluído e mais limpo. Algumas ficções pós-apocalípticas como No Blade of GrassSilent Running ou A Boy and His Dog, iriam inverter essa ideia, mas ainda se mantendo no campo da aventura – veja Pós Apocalipse. Então, em 1979, veio Alien de Ridley Scott e bagunçou as fronteiras entre o futurismo techno e sombras expressionistas.

Alien marcou época em sua mistura de aventura espacial e sombras ameaçadoras em um resultado "gótico-espacial". Tudo bem que o Mario Bava já havia feito isso nos anos 60 (!), mas foi o sucesso do filme de Ridley Scott que influenciou a produção posterior. Alien teve sequências memoráveis, expandiu seu território em outras parcerias e variações, gerou incontáveis cópias vagabundas e acabou constituindo uma nova estética para a cultura pop em sua escatologia biomecânica.
Aí vai então um punhado de filmes selecionados sob o critério tecnologia + terror, por isso alguns filmes como The Blob ou Invasores de Corpos ficaram de fora. E acho que uma lista de Top 20 não vai dar conta...

1958 It - Terror From Beyond Space • Foi a possível inspiração de Alien de Ridley Scott. A ideia básica é a mesma: tripulação de missão espacial de resgate, viaja a Marte e no retorno uma criatura embarca junto! Isolados em seu setor, a tripulação precisa encontrar um meio de destruir a criatura que vai matando um a um os que tentam enfrentá-la. Curtinho (62 minutos) e direto ao que interessa, ganha ponto pela narrativa ágil e alguns momentos de invenção visual com luzes e sombras. 🪐

It
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1958 The Fly (A Mosca da Cabeça Branca) • Tecnologia alterando a estrutura humana neste pioneiro body-horror de muito sucesso. David Hedson (de Viagem ao Fundo do Mar) é Andre Delambre, um cientista que desenvolve sistema de teletransporte de matéria. Quando testa o equipamento em si mesmo, sua cabeça e braço são trocados pelo de uma mosca que entrou no aparelho. Sua esposa (Patricia Owens) e seu irmão (Vincent Price) precisam então encontrar a mosca que teve a pata e cabeça trocadas para reverter a experiência! Encantador, apavorante e nostálgico clássico do fantástico. Para quem o conhece das exibições na TV (em preto-e-branco), é uma experiência renovadora revê-lo no colorido original e tela cinemascope. Teve uma bem sucedida refilmagem em 1986 dirigida por David Cronenberg. 🪐🪐🪐

The Fly
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1959 Return of the Fly (O Monstro de Mil Olhos) • O jovem Phillip, filho do cientista Delambre, decide retomar as experiências do pai em um novo projeto. Mas é traído por seu ajudante, que pretende vender o invento, e colocado intencionalmente na cabine de transporte para se transformar na criatura com cabeça de mosca! Não tem o charme macabro do anterior, mas é dinâmico e tem seus momentos memoráveis de horror e ação. Pena que a criatura tenha ficado meio ridícula com seu paletó desalinhado e cabeçona descomunal. Ao menos uma vez um título nacional foi mais interessante que o original! Teve ainda outra sequência em The Curse of the Fly (1965). 🪐🪐🪐

Return of the Fly
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1965 Terrore Nello Spazio (Planeta dos Vampiros) • Mario Bava soma diversos elementos como o kitsch, a aventura espacial, o gótico e a Norma Bengell nesta incrível peça pop situada entre os quadrinhos de Flash Gordon e o terror multicolorido que virou a marca do diretor. Ingênuo, datado e muito divertido enquanto pulp juvenil. Curiosamente antecipa algumas ideias de Alien na aventura de duas naves em missão de reconhecimento de um sinal e que são atraídas a um planeta. Ao sondar a superfície, as tripulações são tomados por espíritos de uma raça em extinção que precisa fugir do local. 🪐🪐🪐

Terrore Nello Spazio
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1977 Demon Seed (A Geração de Proteus) • Dirigido pelo alternativo Donald Cammell (Performance, O Maníaco do Olho Branco) e possivelmente seu filme mais bem sucedido comercialmente. Julie Christie é a esposa de um cientista que trabalha na criação de um poderosíssimo computador de inteligência independente. Chamado Proteus, o computador desenvolve iniciativa própria e decide dar continuidade a sua existência inseminando Julie artificialmente para ter um filho! Destaque a sequência psicodélica da inseminação (abstração em nível 2001)! Baseado em livro de Dean Koontz. 🪐🪐🪐🪐

Demon Seed
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1980 Galaxy of Terror (Galáxia do Terror) • Sleazy produzido por Roger Corman aproveitando a nova estética proposta em Alien. Missão de resgate busca sobreviventes em outro planeta onde descobrem uma edificação piramidal. Uma vez explorando o local são tomados por forças que materializam seus medos. Roteiro amalucado apelando a liberdades diversas, a mais desvirtuada é a cena de estupro de uma garota por um verme gigante!!! Efeitos aceitáveis (em nível B). No elenco bacana: Robert Englund luta com sua duplicata, Syd Haig não fala nada e Ray Walston (Meu Marciano Favorito) é uma entidade misteriosa. 🪐🪐

Galaxy of Terror
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1982 Forbidden World (Galáxia Proibida) • Outra produção de Roger Corman, aqui em visível e descarada cópia de Alien. Encarregado de segurança é chamado a uma estação espacial onde cientistas experimentam com criação de vida. Mas o organismo desenvolvido em laboratório cresce e descobre que a carne humana é fonte de proteínas. Muita mulher sem roupa, muita escatologia sangrenta e tentativa de "estilização" na montagem bizarra, mas é ainda mais desajeitado que Galáxia do Terror. 🪐

Forbidden World
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1983 Xtro • Terror britânico, desconcertante em suas ideias malucas! Alien deixado na Terra inicia uma invasão fecundando uma fêmea terrestre! E o homem nascido desse ataque é Sam, pai de família desaparecido há três anos, que agora volta ao lar aparentemente à serviço da invasão. Ao contaminar seu filho concede-lhe poder mental capaz de animar objetos e assim temos a incursão do filme pelo surreal de sequências como uma onça solta pelo apartamento da família, um boneco fuzileiro que ataca a vizinha e um palhaço anão que auxilia na incubação de ovos alienígenas! Interessante pelas ousadias formais fora de padrões, mas tão irregular que só pode ser apreciado como "esquisitice cult". O pior é a trilha chatinha de sintetizadores, feita pelo próprio diretor. Primeiro filme de Maryam D'Abo, que tira a roupa com frequência. Circulou aqui em VHS pirata e pode ser interessante revê-lo em cópia nova. Teve duas sequências bem fraquinhas. 🪐🪐🪐

Xtro
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1985 Creature • Cópia descarada de Alien em produção capenga. Nave de resgate vai a Titã, lua de Saturno, e sua tripulação é atacada por criatura alienígena que os domina mentalmente por intermédio de parasitas. Com ideias estéticas de 2001, o filme é uma arrastada produção visivelmente B que peca na pobreza visual e especialmente na direção frouxa e sem dinâmica. Participação de Klaus Kinski. 🪐

Creature
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1987 Nightflyers • Baseado em conto de George R. R. Martin, conta a aventura de uma missão de cientistas que tenta contato com uma inteligência alienígena. Mas o computador da nave Nightflyer, que conduz a missão, interfere e alguns integrantes (que são telepatas) enlouquecem. Interessante, pena que a pretensão à seriedade – seguindo o visual Blade Runner (de muito contraluz até a trilha sonora) – tenha prejudicado o resultado geral. Entre grandes efeitos e momentos desajeitados, Nightflyers é uma curiosidade fílmica no gênero arriscado da ficção científica. A história teve melhor sorte em 2018, quando adaptada pela Netflix para uma série. 🪐🪐

Nightflyers
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1990 The Dark Side of the Moon • Equipe de manutenção a satélites perde o controle de sua nave que fica à deriva na órbita lunar. Encontram um velho space suttle desaparecido há muitos anos, mas o veículo está em um ponto espacial correspondente ao Triângulo das Bermudas e uma entidade maligna passa a assombrar os tripulantes! Espécie de prévia de Event Horizon em um filme intrigante e soturno. Pena que se perde em ideias pouco sustentáveis (uma entidade diabólica que ataca naves perdidas no espaço!?! Triângulo das Bermudas na Lua!?! Um computador personificado por um autômato feminino!?!). Mas vale principalmente por sua atmosfera sufocante e constantemente sombria. Único longa do diretor de vídeos musicais D. J. Webster. 🪐🪐

The Dark Side of the Moon
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1995 Screamers (Assassinos Cibernéticos) • Ótima variação no gênero máquinas X humanos. Grupo de mineradores instalado no planeta Sirius B6 precisa checar um tratado de paz com as instalações rivais (em uma guerra corporativa que já dura dez anos!) mas o planeta está infestado por engenhocas mortíferas desenvolvidas como arma de guerra que sofreram mutação desenvolvendo tecnologia e vontade próprias! Mais aventura do que terror nesta produção B canadense que contorna muito bem suas limitações com suspense e ação de primeira e preenche muito bem seus 108 minutos de duração. 🪐🪐🪐🪐

Screamers
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1997 Event Horizon (Enigma do Horizonte) • Este teve uma recepção bem boa pelo público. Uma missão de reconhecimento viaja até Netuno para checar a nave Event Horizon que reapareceu depois de ter sido tragada por um buraco negro há muitos anos. Mas o mecanismo magnético da nave que tornou a travessia possível também abriu um caminho para que uma força destruidora entrasse em nosso universo enlouquecendo a tripulação. Com as nuvens de Netuno e suas trovoadas como cenário de fundo, a nave cumpre a função de uma catedral nesta boa mistura de atmosfera gótica e ficção científica. Apimentado por toques de violência (o tanque de sangue rivaliza com os elevadores do Overlook), Event Horizon equivale a Alien em seu clima soturno e macabro. 🪐🪐🪐🪐

Event Horizon
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1999 eXistenZ • Jennifer Jason Leigh é uma game designer que testa seu jogo de realidade virtual para investigar possíveis alterações clandestinas no projeto. Auxiliada por um parceiro (Jude Law) no grupo de teste, perde-se em uma perigosa aventura de difícil distinção entre o real e o imaginário. Simplesinho em produção, eXistenZ remete ao Cronenberg dos primeiros anos (Shivers, The Brood) e Videodrome por sua alternância entre realidades. É especialmente imersivo pela simplicidade que dispensa techno-artifícios e especialmente incômodo pelas conexões corporais de acessórios de jogo e a sugestão de "realidade-fake"! 🪐🪐🪐 

eXistenZ
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2000 Pitch Black (Eclipse Mortal) • Transporte interplanetário naufraga em um planeta de amplos desertos e os sobreviventes enfrentam criaturas aladas que atacam à noite. Quando descobrem que um grande eclipse manterá o planeta às escuras por um longo período, precisam se abrigar ou serão devorados. O prisioneiro Riddick (Vin Diesel, em personagem que voltaria em mais dois filmes) acaba por integrar o grupo na necessidade fuga das criaturas. Produção legal, com ação, tensão e elenco simpático. O problema é só o Vin Diesel mesmo... 🪐🪐🪐

Pitch Black


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Alien

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