10 de janeiro de 2022

Papel de parede sonoro - para noites transfiguradas!

Dark Ambient


Uma experiência em leitura fantástica. Lembram daquelas coincidências sonoras como a do Dark Side of the Moon que (supostamente) encaixa como sonorização para o filme O Mágico de Oz? Ou a longa faixa Echoes (também do Pink Floyd) que também supostamente cabe na sequência final de 2001? Pois bem, eu estava ouvindo a trilha sonora de Freud de Jerry Goldsmith, enquanto lia As Sete Maldições de Clark Ashton Smith e alguns momentos musicais encaixaram muito bem como suporte ao drama narrado. Surpresas na narrativa textual e jumps sonoros da trilha sincronizaram incrivelmente bem!

Daí a ideia para esta pequena pesquisa em acompanhamento sonoro para leituras. Um experimento em apreciação literária bastante divertido. Se você precisa de algum isolamento acústico enquanto lê, e faz isso via fones de ouvido, já deve ter experimentado música macabra para acompanhar os textos e conseguir uma leitura mais imersiva, atmosférica e que extrapole a simples apreensão de texto.  

Nestes tempos de facilitadores digitais, muita gente mergulhou nas formas alternativas de produção, divulgação e apreciação. No YouTube mesmo é possível vasculhar e encontrar um montão de coisas diferentonas. No caso das trilhas sonoras é legal usar trilhas velha guarda, daquelas ainda na linguagem do romantismo sinfônico (... vem aí uma seleção de trilhas). 

Mas vamos nesta postagem selecionar canais descobertos pelo YouTube. Aí vão então 10 sugestões de acompanhamento sonoro para a imersão dos sentidos em leitura fantástica. Normal se você não quiser mais voltar para este mundo.....

Grahan Plowman • Com este 1 Hour of H. P. Lovecraft Music, o compositor foi direto ao ponto com sua música ricamente texturizada e composta para orquestra. Partindo de linguagem tonal, Graham faz suas derivações elegantes e ligeiras fugas atonais climáticas como em uma trilha de cinema. Pianos misteriosos e texturas para cordas marcam a fluência do trabalho. Perfeito para ouvir em fones. Especialista na área fantástica, o compositor tem uma série notável de trabalhos para eventos diversos. Visite Graham Plowman Composer.  

__________
Sequencer • Uma hora de áudio em um contínuo hálito sombrio sem início ou fim em CZLT Exoplanet. Gélido e obstinado, alienígena e disforme, CZLT Exoplanet é horror espacial para observar estrelas e ver o que não deveria ter sido visto. De eventos sonoros mínimos, serve a exploração diferenciada de tempo em sua suspensão contínua.

__________
Tintin MixAtmospheric Gothic Horror é uma coletânea de temas que privilegiam o instrumental tradicional, sinfônico, camerístico, em faixas curtas de três minutos na média. Rica em nuances e variantes expressivas é uma seleção perfeita para ler clássicos góticos e horror.

__________
Cursed • Cursed é um destaque do canal Horror Music World por sua característica de trilha sonora. Com efeitos de percussão e texturas, Cursed é composto por faixas curtas, na média de três minutos e muitos eventos sonoros sucessivos. Vinte e três minutos de música pesada e ameaçadora.

__________
Iron Cthulhu Apocalipse • Um canal com trabalhos de uma hora cada na linha Dark Ambient. Sleep Creature Void lembra os trabalhos ambient de Brian Eno, mas sem a intenção relaxante e com uma atmosfera tétrica constante em seu conteúdo imutável e de eventos esparsos. Sombrio, indefinível, transcendente e infinito....

__________
Cryo Chamber • Um canal especializado em postagens de música climática e dark. E um dos mais ativos no YouTube. Este Cthulhu é um velho conhecido do Black Phillip. Uma hora e vinte minutos de texturas ambientais, monumentais e pavorosas em sua sucessão de camadas. Sombra sobrepondo sombra em sucessivas profundezas sonoras. Alternando combinações de evolução tonal a dissonâncias e indefinições, Cthulhu é um dos melhores do canal para imersão em leitura.

__________
ASKII • Entre as diversas postagens de climas musicais distintos do canal ASKII Cinematic Ambiences, destacamos este incrível Obscura, uma hora de Dark Ambient repleta de timbres e efeitos ambientais referindo sound design temático, perfeito de acompanhamento a um filme, e da mesma forma, bastante imersivo para leitura.

__________
Greenred Productions • Um canal dedicado à chamada Relaxing Music, mas este Deep Cello é tão sombrio e austero que servirá muito bem à leitura macabra. Duas horas de áudio continuo com destaque a violoncelo sobre texturas de fundo em uma música inflexível e recorrente, como um fractal sonoro.

__________
Noches de InsomnioDark Jazz-Noir Ambient é uma coletânea de uma hora e meia no canal Noches de Insomnio, repleto de climas jazzísticos noturnos entre o misterioso e o plenamente sinistro coletado de grupos diversos. Ocasionais solos de saxofone, baixo acústico e marimba remetem à tradição noir e imediatamente nos jogam em uma atmosfera de filme de David Lynch. Treze faixas com o melhor "pulp musical"!

__________
Advised RecordsDark Jazz Manofactorum é uma das coisas mais estranhas das listadas aqui. Trinta e dois minutos de variantes jazzísticas em climas bizarros, sombrios, indescritíveis, que até ultrapassam experiências como as de David Lynch feitas em Mulholland Drive e no álbum Blue BOB. Mais do que atmosféricas, as dez faixas de Dark Jazz Manofactorum optam pela insanidade musical. Jazz para manicômios, desestabilizador e preocupante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário