20 de novembro de 2023

Voltando Para Casa no Escuro

Coming Home in the Dark (Nova Zelândia, 2021)

Diret James Ashcroft
Com Erik Thomson, Miriama McDowell, Daniel Gillies, Mattias Luafutu.

Voltando Para Casa no Escuro

Ponto pra Nova Zelândia! Suspense pesadão e de difícil digestão em sua dramaticidade sem atenuantes. Tem semelhanças com outros dramas como Speak No Evil em que o mal acontece mais por negligência das vítimas do que por qualquer outro motivo. Coming Home in the Dark é daqueles filmes em que nem a flagrante produção visivelmente B consegue apagar a boa impressão. Sua direção tensa e impiedosa, além de um roteiro simples, porém ousado, garantem um show sufocante de rara eficiência.

A história é sobre uma família em férias pelas estradas e regiões montanhosas interioranas que são mobilizados por uma dupla de delinquentes. Hoaggie é um professor de primeiras séries, em viagem com sua esposa Jill e seus dois filhos adolescentes. Quando se afastam das estradas, são abordados por dois marginais que não querem apenas assaltá-los, e a viagem se torna um pesadelo sem fim até que algumas suspeitas começam a ser levantadas. Hoaggie não perece ser um professor muito dedicado e as possíveis situações de repressão ocorridas em um internato de garotos podem ter sido por ele negligenciadas no passado. Será possível que a situação não seja um simples assalto e tenha motivações de vingança?

Coming Home in the Dark é um road movie noturno, aflitivo e exemplar que ligeiramente faz lembrar de clássicos como A Morte Pede Carona e Cani Arrabbiati (veja uma seleção). De um violentíssimo início e um desenvolvimento cruelmente tenso, é ambientado em uma madrugada e progride implacavelmente em uma sucessão de situações naturalistas com a dramaticidade ampliada por ângulos incomuns de câmera e closes claustrofóbicos. A curiosidade maior é lançar personagens clichês (algozes e vítimas) e ir gradualmente invertendo, ou atenuando, as obviedades. O mais incômodo de tudo talvez seja a passividade das vítimas, que mesmo com algumas chances de reverter a situação, desde a primeira abordagem, não tem a capacidade de se opor às ameaças. O resultado realista pode ser bastante incômodo a quem procura por um suspense corriqueiro de entretenimento pop.

• Maior surpresa: as execuções iniciais!
• Pavoroso: o tio do posto morto a golpes de extintor!
• Hora errada, lugar errado: os jovens dando drift.
• Primeiro longa do ator e diretor neozelandês Ashcroft.
• Peter Jackson e Fran Walsh entre os agradecimentos finais.

Expectativa 😈😈        Realidade 😈😈😈

Voltando Para Casa no Escuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário