26 de janeiro de 2019

Meu lixo, minhas regras!

Shrunken Heads



Guilty pleasures! Os indefensáveis. Então aqui o Black Phillip faz uma espécie de mea culpa e lista algumas coisas que por algum motivo inconfessável ele gostou e gosta muito! São os filmes de estimação, aqueles que a gente vê (ou viu) sem nenhum senso crítico e que se dane se for ruim. Não dá pra ver só clássicos, a cultura cinematográfica precisa de expansão e referências outras, mesmo que isso signifique ver "filme bobagem". Das noitadas da geração "Cine Mistério" (na Bandeirantes), e "Sessão Cor de Cinza" (na Record), passando por matinês em sessão dupla de cinemas de bairro até a primeira geração das fitas VHS, aí estão 20 filmes da memória afetiva do Felipe Preto, que nunca estimou melhoras!

1956 The Indestructible Man (O Homem Indestrutível) • Eu era moleque e via esse filme toda a vez que reprisava tarde da noite na TV. Ainda nos tempos da TV preto-e-branco, entrada dos anos 70! Lon Chaney Jr é um gangster que é traído pelos companheiros. Acaba preso, condenado e eletrocutado. Mas antes, jura que vai se vingar! Por acaso, seu corpo é revivido em um experimento científico e o grandalhão Chaney volta fortalecido para castigar e matar seus comparsas traidores um por um até recuperar seu dinheiro. Chaney encara tiros, bazuca e lança-chamas! Assustador (se você tem 9 anos). Suportável depois que inventaram o FF.


___________________________________
1959 4D Man (Quarta Dimensão) • Esse também reprisava muito na TV. Do mesmo diretor de A Bolha Assassina! Cientista desenvolve a capacidade de manipular sua massa corporal e adquire a habilidade de atravessar obstáculos físicos. Notável por sua estética fotográfica moderna já não pertencendo ao modelo dos anos 50. Com trilha de jazz e luzes sombrias, criou uma curiosa intersecção entre o pop e o expressionista. Pena que tem muito falatório e pouca ação. No elenco Lee Meriwether um pouco antes de se tornar a Mulher-Gato da série Batman

______________________________
1961 Master of the World (Robur o Conquistador do Mundo) • Vincent Price e Charles Bronson juntos de novo, oito anos depois de Museu de Cera. Bronson e acompanhantes são presos no dirigível Albatros, máquina com a qual Vincent Price pretende acabar com engenhos de guerra criados pelo homem. Mais ainda, pretende propor o desarmamento internacional e o fim das guerras. Pobrezinha e simpática aventura velha guarda baseada em Julio Verne e utilizando cenas de batalhas de outras produções. Vi no cinema relançado com o título A Fantástica Viagem do Albatroz.

Master of the World
________________________________
1965 Wargods of the Deep (Monstros da Cidade Submarina) • Vi isso em uma reprise de matinê perdida em alguma tarde nos anos 70, na época em que ainda existiam cinemas de bairro! A maior curiosidade então é que a cópia era muito velha e descolorida! Dá pra imaginar: um filme no cinema em cópia "sépia"!?! É uma experiência sensorial/estética única! E hoje vale mais a lembrança do que o filme em si que é lento e só interessa pela produção de época com suas cavernas de luzes coloridas e Vincent Price em participação como o líder de uma comunidade isolada sob o mar. Tab Hunter e David Tomlinson (Mary Poppins, Se Meu Fusca Falasse) são os heróis que vão resgatar a mocinha sequestrada. Último longa do diretor Jacques Tourner. Título alternativo City Under the Sea.

_______________________________
1969 The Valley of the Gwangi (O Vale do Gwangi) • Esse reprisava pouco na TV. Estrelado por James Franciscus, é sobre um grupo de cowboys modernos que descobrem um vale habitado por dinossauros. Gwangi é um T-Rex temido pelos nativos. Na tradição de King Kong, alguém tem a ideia de levá-lo para a cidade e exibir o monstro. A criatura escapa provocando destruição. Um dos filmes menos lembrados do mestre do stop-motion Ray Harryhausen. Música de Gerome Moross (Da Terra Nascem os Homens) acentuando a relação com o western

O Vale do Gwangi
_______________________________
1971 Hands of the Ripper (Nas Mãos do Estripador) • Doutor trata uma jovem paciente que durante seus transes se torna uma violenta assassina. Produção da Hammer entrando em declínio, mas ainda mantendo intacto o tradicional charme cenográfico e fotográfico. Foi lançado em VHS (pela Zircon!) e na época parecia o máximo da "raridade finalmente disponível". Tinha como destaque um belo tema musical que dava certo toque clássico e respeitável a um filme que apelava a mais violência que a média. 

Hands of the Ripper
______________________________
1974 Craze (Demência) • Jack Palance é um antiquário que sacrifica garotas ao deus africano Chuku. Estilização visual do genial Freddie Francis em um suspense datado, mediano e muito divertido! Veja o post.
______________________________
1976 At Earth´s Core (No Coração da Terra) • Aventura baseada em Edgar Rice Burroughs. Peter Cushing e Doug McLure são dois cientistas que viajam ao centro da Terra em um veículo que perfura a crosta terrestre. Descobrem uma civilização  primitiva que habita a região intra-terrena! Cinco estrelas pela simpatia da dupla central e ainda temos Caroline Munro como uma das nativas que deverá ser sacrificada aos dinos-deuses. Um show de luzes, cores, cenografia e atores em roupas de borracha fazendo dos dinossauros cabeçudos uma piada isolada. Agora, quando os pterodátilos gorduchos começam a voar balançando pendurados por fios... aí não dá. 

No Coração da Terra
______________________________
1981 Burial Ground (Night Terrors) - Foi uma revelação quando achei esse filme em VHS, com a capa mais horrível do mundo. Parecia o filme mais raro das obscuridades cult de terror. Um festival de erros desajeitados, mas com uma atmosfera fotográfica tão legal que não dava pra tirar os olhos! Veja mais no post.
______________________________
1982 Pieces (O Terror da Serra Elétrica) • Outra peça rara que quando saiu em VHS me fez suspirar aliviado quanto a disponibilidade dos alternativos: "não estamos tão mal". Pieces é uma  indescritível, inesquecível, involuntária comédia de erros. Veja no post.
______________________________
1984 Monster Dog • Alice Cooper estava em baixa nesse período (começo dos anos 80) e topou atuar nesta produção espanhola por algum motivo obscuro antes de recuperar a carreira com os álbuns Constrictor (1986) e Trash (1989). Tem dois clips de músicas dele que depois só saíram em coletânea: Identity Crisis e See Me in the Mirror. A produção deve ter sido uma aventura tão traumática para Cooper que ele preferiu não se arriscar mais. Depois ele faria uma participação em Prince of Darkness de John Carpenter e só. A história: Alice é um rockstar que passa temporada no casarão em que viveu na infância. Junto está sua equipe para gravar clipes. Todos sabem das mortes que ocorrem na região causada por uma criatura, mas pode ser só lenda urbana...

Monster Dog
______________________________
1986 Maximum Overdrive (Comboio do Terror) • Escroto, gratuito, sem noção e muito divertido. Quando um cometa passa pela Terra seu rastro faz com que diversas máquinas se voltem contra os seres vivos. Veja no post.
_______________________________
1986 Dead End Drive-In (Drive-In da Morte) • Aventura australiana na onda do futurismo apocalíptico. Crabs e Carmen ficam retidos em um drive-in que serve como presídio de marginalizados e precisam encontrar um meio de escapar. Exemplar filme B dos anos 80 explorando a fantasia distópica como em Repo Man ou Warriors e empregando os ingredientes da época: figurinos pós-punk, música techno, cenários artificiais, adolescentes em conflito com detentores do poder. Tem a seu favor o dinamismo narrativo e umas boas cenas de destruição e capotagens no fim!  Além, claro, do saudosismo anos 80! Entre os filmes exibidos no drive-in vemos Turkey Shoot do mesmo diretor Brian Trenchard-Smith. Pioneiro lançamento dos VHS oficiais (em caixinha de papelão da Top Tape!!!)

Drive-In da Morte
________________________________
1988 Pumpkinhead • No meio de tantas produções suspeitas pela década do VHS, este terror tem diversos pontos acima da média. Lance Henriksen é um fazendeiro viúvo que cuida do filho pequeno. Quando o garoto morre nas manobras de moto de um grupo de playboys, o fazendeiro busca vingança e uma bruxa faz renascer o Pumpkinhead para dar sumiço nos moços da cidade. Terror sem grande pretensão e sem muita imaginação, mas uma surpresa em sua eficiência estética e narrativa. Apesar da situação simplória não há um ponto morto e o filme flui com invejável simpatia, muito clima e ótimos efeitos, ainda no tempo das próteses "ao vivo". Um dos bons momentos de Lance Henriksen, que nunca teve muita sorte mesmo...

_______________________________
1989 Intruder (Violência e Terror) • Podreira amadora feita entre conhecidos e por isso mesmo bacana de ver! Sam Raimi e Ted Raimi participam no elenco e Bruce Campbell aparece como um policial no fim. Tem efeitos bem violentos e algumas cópias circularam com cortes. Nunca encontrei a cópia VHS (Globo Vídeo) lançada apor aqui. É sobre funcionários de um mercado que fazem turno extra durante a madrugada e são atacados por um maníaco que entrou no local. Desleixado, desajeitado e reservado aos cultistas do gênero. Se for assistir, procure uma versão uncut só por causa da cena da cabeça na serra de bancada! Nível Lucio Fulci! Sam Raimi termina pendurado pelo maxilar em um gancho de carne!

Violência e Terror
________________________________
1989 Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera) • Este sempre teve péssimas resenhas e eu nunca entendi por que! É uma produção tão caprichada em foto, cenografia e efeitos que dá pra ver sem problemas. A história é só mais uma variação da novela clássica de Gaston Leroux sobre o deformado compositor que assassina pessoas nos bastidores de uma produção operística. Claro que não tem a moral de outras épocas (principalmente por causa do Robert Englund como o protagonista!) mas é tão "italiano" em sua profusão de cores, efeitos de maquiagem de Kevin Yagher e trilha sonora virtuosa que é fácil embarcar no show.

O Fantasma da Ópera
_________________________________
1990 The Ambulance (A Ambulância) • Direção do mestre B Larry Cohen. Eric Roberts é um desenhista de histórias em quadrinhos (na Marvel Comics!) que descobre as ações de uma misteriosa ambulância raptando pessoas pela cidade! Absolutamente irreal em suas ações, especialmente por Eric Roberts fazendo gracinhas e com os mais medonhos mullets da história. Difícil ficar olhando, mas The Ambulance é um suspense fantasioso que configura o cúmulo da ação gratuita como se fosse um desenho animado com gente. Cohen opta por uma "direção fake" que faz o filme funcionar em uma dimensão de absurdo incondicional (no limite do nonsense) e isso sustenta a narrativa em uma nova forma de eficiência! Simpática participação de Stan Lee como o editor chefe. No elenco, James Earl Jones e o veterano coadjuvante Red Buttons.

________________________________
1991 Highway To Hell (Estrada Para o Inferno) • Chad Lowe perde a namorada, raptada por Hellcop e precisa ir até o Inferno resgatá-la! Diversão pop muito legal. Incorpora humor, aventura, virtudes e defeitos em um conjunto irreverente. Veja no post.
_________________________________
1993 Shrunken Heads (Cabeças Voadoras) • Bizarrice da Full Moon sobre três garotos que são executados por mafiosos depois de testemunharem as ações de uma quadrilha! Mas Mr Sumatra (o veterano Julius Harris), um feiticeiro haitiano, remove as cabeças dos três meninos e as faz renascer via magia vudu. As cabeças voadoras partem então em uma cruzada vingadora/justiceira contra a gangue. Um pouco enrolado para poder preencher o tempo do filme, mas a maluquice é plenamente divertida em seu absurdo liberado. Participação de Meg Foster como a líder da quadrilha.

Cabeças Voadoras
________________________________
2009 Armored (Assalto ao Carro Blindado) - Certo, não é terror nem fantasia. É uma aventura urbana de assalto com o Jean Reno, Laurence Fishburne e Matt Dillon. Mas o espírito do cinema B é tão evidente em Armored que eu embarquei comovido. Dillon lidera um grupo de seguranças de carro blindado. Todos estão cansados do descaso dos superiores pelo risco de seu trabalho e cansados dos maus pagamentos. Armam então um plano para simular um assalto e dar sumiço na carga valiosa! Mas nem todos os envolvidos estavam de acordo com a ação... Guardando as devidas proporções, este até poderia ser um filme de Don Siegel, tal sua determinação e força narrativa. Dirigido por Nimrod Antal que também fez o thriller Vacancy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário