22 de janeiro de 2019

Invasores

Shut In / Deadly Home (EUA, 2015)

Diret Adan Schindler
Com Beth Riesgraf, Jack Kesy, Martin Starr, Rory Culkin.


Meu território! Suspense bonzinho que trabalha na inversão de suspeitas e de narrativa. Anna acabou de perder seu irmão mais velho com quem vivia em casa e cuidava em seu câncer terminal. Por seu processo de vida reclusa Anna também desenvolveu um intenso pânico de locais abertos. Ela não sai de casa (não consegue sair) nem para o velório do irmão! Sua agorafobia aguda a converte em uma prisioneira. Não por acaso, seu irmão a apelidara de birdie. Então aparecem três assaltantes que souberam de um pacote de dinheiro guardado e invadem a casa na hora do velório, achando que a casa está vazia. Acharam errado...
Anna precisa se defender, se proteger e, por que não, até mesmo punir os marginais?!!! Revela-se então o passado da jovem e os motivos de sua reclusão. Anna tem seus segredos assim como a casa, repleta de engenhocas instaladas!

Shut In não vai muito além do suspense corriqueiro, mas é um filme com tanta vontade de acontecer que fica difícil se desinteressar dele. E fica fácil perdoar as questionáveis surpresas, os gadgets jamesbondianos pela casa, os labirínticos corredores e passagens secretas uma vez que o filme sabe dosar as informações sem parecer gratuito ou inaceitável. A esperteza do diretor é centrar o conflito em uma espécie de confronto emocional entre Anna e os invasores, que acabam se tornando presa dela. Cria-se assim um embate moral temperado por suspense e violência.

No elenco, Beth Riesgraf sustenta a narrativa com seu personagem entre a fragilidade e a insanidade. Jack Kesy (Death Wish) faz o líder dos invasores que decifra as fraquezas de Anna e a confronta. Rory Culkin é um dos irmãos de Macaulay, aqui em um papel pequeno, ainda bem. Sem grandes pretensões como um idôneo filme B, Shut In cumpre, diverte e se mantém muito bem.

• Melhor agonia: Anna diante da porta aberta, mas não consegue correr!
• Cena surpresa: a escada do porão!
• Momento crueldade animal: periquito + martelo.
• Títulos alternativos: também chamado Intruders. Provavelmente Shut In foi trocado por causa do filme homônimo com Naomi Watts, mas Intruders também era um suspense com Clive Owen. Então acabou ficando como Deadly Home.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário