9 de janeiro de 2019

Aterrorizante Confronto Final

The Survivor (Austrália, 1980)

Diret David Hemmings
Com Robert Powell, Jenny Agutter, Joseph Cotten, Peter Sumner.

Aterrorizante Confronto Final


Para decifrar. Suspense ambicioso dirigido pelo ator David Hemmings. Robert Powell é um piloto de avião que sofre (o avião) uma pane logo após a partida. Na queda fatal, Robert tenta o pouso em um campo mas a explosão seguinte mata todos os passageiros e tripulação. Apenas ele sai ileso, sem um arranhão, do pavoroso desastre!

Nas tentativas de descobrir as causas da pane, uma equipe de segurança faz buscas nos destroços e Robert acompanha as ações atormentado pela situação e pelo sentimento de culpa. Finalmente conhece Hobbs (Jenny Agutter), uma sensitiva que presenciou o acidente e ouve as vozes e gritos das vitimas em seus transes. Paralelamente, alguns envolvidos são mortos misteriosamente ao interferirem com o resgate de bens e buscas feitas no local.

Pois bem, esqueça o título apelativo. O confronto final não é aterrorizante! O que temos aqui é um elegante suspense e fantasia que envolve em sua narrativa bem dosada. Optando por curvas de revelações alternadas, The Survivor é um trabalho bastante fora de padrões. Desfila diversas situações e personagens, todos às voltas com a situação e o local do acidente, para compor um mistério sobrenatural. Jenny ouve as vozes enfurecidas das almas das vítimas, que parecem buscar vingança, ou apenas atacar quem interferir e o filme vai acumulando revelações e possibilidades até sugerir uma trama por trás da queda do avião! 

Sem interesse nenhum em dar respostas redutoras, o fascínio do filme é deixar em aberto as possibilidades sobre os fatos que apresenta. É possível que a trama toda não ocorra no "mundo dos vivos" e a sensitiva é a conexão. Ou alterna a narrativa em planos de existência sem avisar... E o espectador se encontra em posição similar a do piloto que precisa decifrar os fatos correntes.

Quanto à produção, destaca-se o cuidado na atmosfera mórbida: a visita noturna aos destroços, o fotógrafo atraído ao cemitério, Powell acendendo as luzes em sequência no "confronto final" e as chamas na turbina. Considerando o acabamento visual e cuidados técnicos, pode ser um filme limitado aos entusiastas do período e especialmente os que tem predisposição a detetive pois os detalhes e o final pedem uma revisão do filme sob outra percepção!

• Melhor susto: a boneca queimada no cemitério.
• A sequência do acidente e explosão foi a produção mais cara feita até então no cinema australiano.
• Último filme do veterano Joseph Cotten.
• David Hemmings já havia dirigido Powell em Running Scared. Os dois também estiveram juntos, atuando, em Harlequim.
• O ator David Hemmings teve uma carreira cult destacada principalmente por Blow Up. No fantástico seu maior momento foi Profondo Rosso. Também teve uma curiosa carreira de diretor e produtor.
• Baseado em livro de James Herbert.
• Uma refilmagem está em planejamento.

Expectativa ✈✈     Realidade ✈✈✈

Peraí, se Jesus ressuscitou, piloto também pode?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário