11 de janeiro de 2019

The Canal

The Canal (Irlanda, 2017)

Diret Ivan Kavanagh
Com Rupert Evans, Hannah Hoekstra, Antonia Campbell-Hughes, Steve Horam. 

The Canal

Viu? Filmes podem te deixar louco! Co-produção entre Irlanda e Inglaterra que tenta inovar no gênero assombração. Tenta e consegue! David é um restaurador de filmes e descobre em documentários de época que na casa em que mora com a esposa e filho ocorreram assassinatos em 1902. Quando ele percebe que sua esposa está tendo um caso, sua sanidade começa a ceder espaço ao desequilíbrio e visões. É possível que o espírito do assassino ainda esteja habitando a casa! E é possível que David esteja sendo possuído pelo espírito! Seu ódio é crescente. Seus pesadelos cada vez mais intensos. O assassino do documentário é muito parecido com o de suas visões. E quando sua bela esposa desaparece depois de um encontro com o amante, David passa a ser o principal suspeito!

Enquanto as buscas pela desaparecida continuam, David se divide entre o trabalho e a atenção ao filho pequeno. Até que as manifestações na casa se intensificam ameaçando o garoto e a babá! David investiga em mais filmes e descobre uma série de crimes e desaparecimentos todos envolvendo a casa e os subterrâneos que levam a um canal aberto margeando as vias públicas. 

Então temos aqui uma genial variação do espírito assombrador em um trabalho incrível de construção narrativa. Tudo o que compõe The Canal já foi visto inúmeras vezes em filmes de terror e até os jumps ocasionais e suspeitas são lugar comum, mas a maestria narrativa em criar um conjunto surpreendente valoriza cada minuto do filme! David, na condição de protagonista, tem seu álibi garantido, mas quando o detetive diz cinicamente que: "o marido é o culpado. É sempre assim..." ficamos da dúvida máxima sobre a sanidade do pobre David, dividido entre o dever de cuidar do filho, a compulsão em desvendar as coincidências criminosas envolvendo sua casa e as manifestações cada vez mais físicas! E o filme constrói seu drama em sequências acumulativas bem envolventes em sua força visual. Único ponto a reclamar: o protagonista Rupet Evans é bem fraquinho. Seria caso de se imaginar que resultado teria The Canal com um ator mais interessante.


Entre as diversas referências temos, cores darioargentianas, aparição à beira do canal como em Os Inocentes, marido enlouquecendo como em O Iluminado, espíritos ligados a filmes como em A Entidade, espírito saindo do buraco como em O Chamado, e até o espírito bebendo água como em O Horla de Maupassant!

Resumindo: The Canal é um show de imagem e som que vai interessar até ao mais escolado fã do gênero "espíritos".

Jump óbvio mas funciona: o garoto girando o laptop até a câmera mostrar que tem algo no canto escuro do quarto!
• Momento apavorante: David pelos subterrâneos iluminados a lanterna.
• Pesadelo: o parto na sujeira do subterrâneo!
• Susto lynchiano: o espírito falando ao pé do ouvido no mictório! Potaquepareo!
• Referência O Iluminado: contra plongée com David e a babá de ouvido na parede.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário