28 de janeiro de 2019

A Fortaleza

The Fortress (Austrália, 1985)

Diret Arch Nicholson
Com Rachel Ward, Sean Garlick, Marc Gray, Ray Chubb, Bradley Meehan, Rebecca Rigg, Beth Buchanan.

The Fortress


Salvem a professorinha! Aventura e suspense acima da média pop do período. Rachel Ward é uma professora de escola rural que em um dos últimos dias letivos é sequestrada por um grupo mascarado junto dos nove alunos. Ela e o grupo de alunos, de diferentes idades, ficam retidos em uma caverna à espera das decisões do quarteto de captores, mas ao investigar o local, descobrem passagens que podem levá-los à uma saída.

E uma vez fora da caverna, começa a aventura em terreno selvagem com o grupo tentando voltar a suas habitações e sendo surpreendido algumas vezes pelos raptores armados! Então The Fortress que começa parecendo um family entertainment Disney, vai virando um aflitivo jogo de gato-e-rato com gente baleada e alguns jovens alunos revelando uma insuspeitada liderança e determinação não muito diferente da demonstrada por seus agressores! E o filme marcha para uma aventura de sobrevivência que surpreende no envolvimento de crianças com situações de violência. Certamente não poderia ser filmado atualmente, na forma em que se apresenta aqui.

Se a produção é mediana, o mérito da concisão narrativa é do diretor que conduz o elenco com firmeza, sempre atento a detalhes de comportamento que enriquecem o conjunto. Por exemplo, a cena em que um fazendeiro é baleado em sua sala, o aquário vira e cai. No desespero do momento entre gritos e corre-corre, uma das meninas tenta desesperadamente salvar os peixinhos do chão! Ou na travessia do lago subterrâneo, um dos meninos toma a iniciativa na condução dos menores, depois que a professora quase se afoga!

E a surpresa maior é o epílogo com a criançada se entregando prazerosamente à produção de lanças e armadilhas para, deliberada e antecipadamente, exterminar os atacantes. Então a "fortaleza" é o elo que nasce entre o grupo depois de submetidos ao tormento conjunto. Professora e alunos finalmente se entregam a uma louca celebração tribal em volta da fogueira regredindo a uma espécie de prazer primitivo!!!! Esses australianos são os caras! 

• Primeiro longa do diretor Arch Nicholson que depois faria Dark Age.
• Melhor cena: a selvageria do ataque final!
• Forçou um pouco: tentativa de usar telefone justamente na casa errada!!!
• Referência: crianças armadas em volta da fogueira, O Senhor das Moscas.
• Lançado em VHS LK-Tel como Sequestrados.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

School's Out For Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário