6 de março de 2019

O Senhor das Moscas

Lord of the Flies (ING, 1963)

Diret Peter Brook
Com James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards, Roger Elwin, Tom Gama, Roger Allan. 

Senhor das Moscas

Destino putrefato. Ótimo drama baseado em livro de William Golding, que mistura elementos de aventura e suspense. Grupo de garotos sobrevive a um acidente aéreo em uma ilha deserta. Precisam se organizar e estabelecer regras para a manutenção do grupo e atenção aos menores. Entre os mais velhos, Ralph assume a liderança e sugere planos de proteção e construção de abrigos, mas Jack se mostra um rival e rompe a união do grupo ao tomar a iniciativa imediata, partir para a caça e afrontar as decisões de Ralph. Rapidamente o grupo se divide em duas facções inimigas.

O dark side da Guerra dos Botões?! Sem a menor intenção em idealizar o mundo infantil como "puro" ou "inocente", O Senhor das Moscas prefere uma analise mais cruel das bases instintivas que regem o animal-homem em sua estruturação social. É até possível questionar que os personagens da história já carreguem sua porção de influência do mundo supostamente civilizado, regulamentado, estratificado. Ainda assim a defesa mais forte da história é a de que a selvageria é parte essencial do homem seja qual for a formação social. O antagonismo e destruição dos discordantes tonifica as estruturas. Não há organização sem dominação! Não há dominação sem a fanatização dos comandados. O choro de Ralph no encerramento é a constatação dessa condenação-social.

O filme resulta enxuto e direto pela direção segura e muito espaço ao improviso do jovem elenco contribuindo para a naturalidade essencial à obra. E o crescente de loucura que vai tomando a narrativa é particularmente notável e muito fiel ao romance (e bem superior à versão de 1990). Brook só não aprofunda a relação mística que a cabeça de porco exerce sobre alguns dos meninos. Tornado uma espécie de oráculo, no livro, a cabeça coberta de moscas é visitada quando alguma dúvida transcende a compreensão imediata. Mas a cabeça só "significa" algo, só "responde" algo por sua condição de putrefação. No filme as visitas do pequeno Simon ao local ficam por demais superficiais e enigmáticas. Lord of the Flies é um trabalho notável em sua integridade dramática e que permanece pouco citado.


• Peter Brook é um diretor teatral e de musicais. Raramente dirigiu ficção.
Senhor das Moscas é um dos casos raros de adaptação tão boa quanto o livro.

Expectativa 🐷🐷🐷    Realidade 🐷🐷🐷🐷

...um dia, guri, todas essas moscas serão suas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário