16 de março de 2019

O Olho do Diabo

Eye of the Devil (ING, 1967)

Diret J. Lee Thompson
Com David Niven, Deborah Kerr, Donald Pleasence, Sharon Tate, David Hemmings, Edward Mulhare, Flora Robson.

O Olho do Diabo

"A terra precisa de sacrifícios. A terra precisa de sangue."

Um dia isso tudo será seu! Os vinhedos de Bellenac estão em risco de seca e o proprietário é chamado para resolver a situação que interfere na economia da família e de toda a vida das aldeias próximas. David Niven é o herdeiro dono de terras e precisa cumprir as tradições que sua família cultiva desde tempos remotos e que garante as colheitas da região. Deborah Kerr é sua dedicada esposa que nem desconfia do passado "folk" do patriarca, nem das tradições que exigem sacrifícios à terra! Quando ela visita o castelo levando os filhos e presencia estranhos rituais pagãos, suspeita que seu filho Jacques será, um dia, o próximo da fila de sacrificados!

Suspense do irregular J. Lee Thompson que transporta hábitos medievais e ritos pagãos para o ambiente contemporâneo. O castelo sedia os cultos orientados pelo padre Dominic e é guardado por um casal de irmãos que mais parecem entidades folclóricas. E a narrativa se concentra nas surpresas que Deborah vai acumulando em sua busca pela verdade nas dependências sombrias do castelo e consultas aos familiares do esposo.
Entre as curiosidades temos Donald Pleasence como o suspeito padre conselheiro no castelo. David Hemmings executa suas funções à flechadas e Sharon Tate (mais ou menos uma "entidade da chuva") transforma sapos em pombos! Deborah Kerr repete sua consagrada personagem de matrona desorientada.


Eye of the Devil é uma produção modesta buscando estilo em sua montagem meio esquisitona e alguma estilização em inserts curiosos, especialmente com Sharon Tate. As locações em autênticos castelos e vilarejos (na França) acrescentam muito à atmosfera do filme, fotografado em preto-e-branco. O maior problema é David Niven: seu clássico tipo de "aristocrata bufão" não se encaixa em nenhum momento do filme. Quem se importa se Niven tomar uma flechada ou duas?... No geral resta um suspense bem bacana estrelado por um casal modelo no cinema (Niven e Kerr) que era conhecido de dramas e comédias (A Prudência e a Pílula, Bom Dia Tristeza, entre outros) aqui gerando uma indefinível sensação de deslocamento perceptivo na atmosfera macabra de todo o filme.


• Melhor cena: Deborah cercada pelos encapuzados na floresta.
• Suspense: as duas crianças brincando nos muros do castelo, à beira de uma queda mortal!
• Momento cult: Niven chicoteando Sharon Tate.
• Primeiro destaque a atriz Sharon Tate (seria tentador e inevitável associar seu personagem macabro aos desdobramentos envolvendo seu assassinato em 1969).
• Tem semelhanças com The Wicker Man.

Expectativa 😈😈😈      Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário