6 de fevereiro de 2023

O Homem de Palha

The Wicker Man (Inglaterra, 1973)

Diret Robin Hardy
Com Edward Woodward, Britt Ekland, Christopher Lee, Diane Cilento, Ingrid Pitt, Roy Boyd, Lindsay Kemp, Walter Carr.

The Wicker Man


Culto ao cult. O maior clássico do folk-horror, simples assim. Em 1967 tivemos o pioneiro The Eye of the Devil, com um tema bem parecido com este, mas coube ao Wicker Man estabelecer bases para os que vieram depois. E não há Midsommar ou The Witch que supere este clássico, simplesmente por causa da época em que foi feito. Seria como alguém querer superar o Noite dos Mortos Vivos.

Em The Wicker Man o sargento Howe, da polícia escocesa, investiga o desaparecimento de uma garota, ocorrido em uma comunidade isolada em uma ilha. O misterioso bilhete que recebera é vago e em sua chegada à ilha é recebido com indiferença e desconfiança pelos locais. Ainda mais estranha é a reação da mãe da garota desaparecida que nega o sumiço da filha. Howe se vê envolvido em um mistério de pistas contraditórias e em uma comunidade de regras e crenças muito próprias. Para piorar o quadro, o rigoroso policial de inabalável crença católica precisa conviver com os habitantes de hábitos liberais e de bases culturais completamente contrárias às suas.

Tirando sua força do choque de culturas, a narrativa de Wicker Man é a de uma intriga detetivesca com o sargento tendo que levantar dados em seus contatos e sondagens. Mas todas as informações coletadas parecem manter o mistério mais do que levar a desfechos. Mesmo a conversa com Lord Summerisle (Christopher Lee) não serve a muita coisa e se resume a comentários sobre as bases culturais que regem os habitantes, uma comunidade rural que vive das colheitas ricas e exportações de maçãs, e que teve no ano anterior uma péssima safra. Isso não pode ocorrer novamente e os ritos e festividades locais, todas celebram a fertilização, para o horror do fervoroso detetive que, em suas investigações, começa a desconfiar que a garota desaparecida poderá vir a ser usada em um ritual de sacrifício aos deuses das colheitas!

A construção do choque cultural é uma das virtudes do filme, e o sargento horrorizado pelas cenas de amor livre sobre a relva, dançarinas nuas em templos pagãos, esclarecimentos sexuais nas escolas, além dos menires e pinheiros "em ereção" pelas paisagens, conduz a trama em um rico conflito de superstições. Wicker Man é uma aula de construção narrativa, com os atritos culturais na primeira parte e o mistério mais acentuado na segunda, ousado, erotizado, e repleto de observações heréticas, tudo levando à chocante e inesquecível conclusão.

Um pouco de timeline: (12 min) uma canção insinuante em homenagem a Willow (Britt Ekland), filha do taberneiro. (16 min) Intimidades outdoor. (19 min) A famosa dança nua de Britt Ekland para incomodar o sargento – mas é dublê. (25 min) Aula para meninas sobre símbolos fálicos. (34 min) Sapo na boca para curar dor de garganta! (40 min) Meet Lord Summerisle. (54:26s) Começam as festividades mascaradas do 1º de maio. (1:04min) O candelabro de mão humana! (1:05:15s) Christopher Lee dançando travestido! (1:18:40s) Encontro com o Homem de Palha. (1:26:10s) O Homem de Palha se curva ao Deus Sol.

• A fama do filme se estendeu à sua trilha folk que convida a cantar junto, agregando um toque extra de celebração cult!
• Exibido muito em nossa TV, mas tão cortado pelas cenas de nudez e erotização que precisa ser revisto.
• Um dos filmes preferidos de Christopher Lee.
• A sensualíssima Ingrid Pitt também contribuiu com uma cena de nudez, pouco citada.
• O roteirista Anthony Shaffer deixou na história suas adaptações de Agatha Christie, além dos clássicos Frenezi, Jogo Mortal e Absolution.
• O diretor Robin Hardy (1929-2016) tentou revisitar o tema em The Wicker Tree (2011), pena que deu tudo errado...

Black Phillip já sabia 🔥🔥🔥🔥

O Homem de Palha


Lord Sumerisle dando uma força aqui pra gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário