24 de outubro de 2017

Gênios do pior!

A história do cinema seria muito mais sem graça não fossem os filmes podreira! O trash já foi comentado na página Trasheiras, mas não resisti a fazer uma lista de Top 20. E não custa repetir que trash é filme feito com pouco recurso e pouca noção. Quando Peter Jackson fez Fome Animal ele sabia exatamente onde queria chegar com seus excessos e teve possibilidade técnica para cumprir a missão. Bem diferente de Ed Wood quando colocou Bela Lugosi numa poça improvisada lutando com um tentáculo de borracha.

Então lá vai: 20 clássicos do cinema trash!

Robot Monster
1953 Robot Monster • Ro-Man é um alienígena que vem para a Terra finalizar o extermínio dos humanos e precisa eliminar uma família que pode ser a última sobrevivente da matança alienígena. Um festival de desarranjos: da roupa de gorila do ET a encenações sem nenhuma noção estética, temos o comunicador que solta bolinhas de sabão quando funciona coroando uma obra que, como em Ed Wood, chega a ser comovente em sua absoluta e inadvertida ingenuidade.

Attack of the Crab Monsters
1957 Attack of the Crab Monsters • Cientistas isolados em uma ilha de testes nucleares descobrem que a radiação provocou a mutação de seres vivos e são atacados por uma colônia de caranguejos gigantes. Pérola do cinema capenga, dirigida por Roger Corman. Mesmo com boa vontade e simpatia pela causa trash, dá pra reclamar de muita coisa aqui: a lentidão de cenas, a pobreza visual das locações e os monstros mais desgraçadamente mal feitos da história! Se fosse mais dinâmico dava pra engolir melhor. Se fosse mais dinâmico tinha 15 minutos!

Attack of the 50 Foot Woman
1958 Attack of the 50 Foot Woman • Como muitos desta lista, este é mais um caso cuja fama pop é mais interessante do que o próprio filme. Depois de uma crise com o marido infiel, Allison Hayes dirige pelas estradas à noite e é exposta à radiação de um objeto alienígena. A mutação a torna uma gigante que busca vingança contra o marido safadão. No caminho, Allison destrói algumas coisas pela cidade. Destaque à inacreditável mão de papelão da gigante, para as cenas próximas.

War of Colossal Beast
1958 War of Colossal Beast • Sequência de Amazing Colossal Man (que não entrou aqui porque é muito ruim!!!). Exposto a uma explosão de plutônio (no primeiro filme) o oficial Manning torna-se um gigante e reaparece no interior do México totalmente amnésico e atacando veículos na estrada para pegar mantimentos. Efeitos de sobreposição ótica primários e grosseiros. Em preto-e-branco com um insert colorido na cena final da eletrocussão nos postes de alta-voltagem. O diretor Bert I. Gordon foi especialista em cinema B (ou seria C?) por mais de trinta anos!

Plan 9 From Outer Space
1959 Plan 9 From Outer Space • Dirigido por Ed Wood este é possivelmente o mais famoso filme trash da história. Alienígenas provocam a reanimação dos mortos como parte de um plano (o Plano 9) de invasão e interrupção das experiências atômicas dos cientistas terráqueos. Indescritível festival de desarranjos, com diálogos insanos, elenco amador, continuidade absurda (noite vira dia) e cenografia vagabunda feita de sobras (a nave alienígena tem maquinário sobre mesinhas de madeira!). Dois célebres absurdos que fizeram história: o minúsculo cenário para o cemitério, que não se encaixa em nenhum momento da "narrativa" e a troca de Bela Lugosi (falecido no meio da produção) por alguém com a cara coberta para disfarçar a mudança! Clássico emblemático do termo trash.

Blood Feast
1963 Blood Feast • Herschell Gordon Lewis é o nome ícone do gênero depois de Ed Wood. Fuad Ramses é um antiquário que assassina e mutila garotas em sacrifícios para reviver a deusa egípcia Ishtar. Lewis fez história como o primeiro diretor a explicitar sangue e mutilações sem disfarce e em cores! Blood Feast só peca pela lentidão visual. Agora, o exagero de suas cenas sangrentas são incômodas e desconcertantes ainda hoje! Teve uma refilmagem em 1987 (incluída aqui) e ainda outra em 2016!

She Devils on Wheels
1968 She Devils on Wheels • Outro Herschell Gordon Lewis. Apesar da fama nos filmes de terror ele buscou outras formas de absurdos e fez aqui a mais hilária e duradoura variação no gênero biker movies. Grupo de motoqueiras chamado Maneaters vive em embates com seus rivais masculinos. Atuações em nível teatro escolar e efeitos picareta com a cena da decapitação como um momento antológico da sacanagem fílmica! Um desarranjo sem fim nas externas mal filmadas e enrolação pelas estradas ao som de rock. O tema musical (composto pelo diretor) virou símbolo do gênero, e chegou a ganhar versão dos Cramps!

Por Um Caixão Cheio de Dólares
1971 For a Coffin Full of Dollars (Por Um Caixão Cheio de Dólares) • Faroeste trash?! Como não, tem sim! Aqui é Klaus Kinski e Jack Betts se confrontando para vingar as matanças praticadas pelas suas famílias. Kinski é "astro convidado" e aparece pouco. Algumas externas em cidades de velho oeste salvam o visual (apesar de mal enquadradas), mas a estética de western se restringe na maior parte a cerquinhas de troncos e galpões de madeira. Muitas externas em brejos e com pancadarias desajeitadas repletas de piruetas dramáticas. Parece Tony Vieira.

Pink Flamingos
1972 Pink Flamingos • Divino e revoltante. Outro clássico emblemático dos alternativos. John Waters sabia onde queria chegar com esta produção baratíssima e ousadíssima. Divine é desafiada a um concurso entre excluídos que pretende premiar a "pessoa mais asquerosa que existe". E a maratona para ganhar o título inclui bizarrices ultrajantes como exibicionismo, zoofilia, canibalismo, coprofagia. Waters se vale do lado kitsch/brega da cultura popular e subverte conceitos dominantes em um espetáculo bizarro insuperável! Vindo do circuito alternativo do final dos anos 60, Waters fez seu nome como papa do alternativo e fez do transformista Divine a estrela símbolo do gênero.

Ataque dos Tomates Assassinos
1978 Attack of Killer Tomatoes • Fenômeno do circuito trash que originou três sequências, série animada e game! Assim como John Waters, o diretor John De Bello assume a produção capenga como forma legítima. De certa forma trai o princípio ingênuo do "trash de raiz", mas ao incorporar o risível consciente inaugurou uma nova geração de produções na cultura trash. Tomates sofrem mutação e passam a atacar pessoas em residência e nas ruas. Um grupo de cientistas precisa estudar o caso e reverter o processo de mutação! Sua virtude é a sinceridade e despretensão. Nunca esquecerei os tomatinhos rosnando!

Hospital Massacre
1980 Hospital Massacre • Barbi Benton foi destaque da Playboy em 1980 e este terror foi feito só pra gente ver Barbi de camisolinha, correndo, gritando e fazendo exame sem roupa. Barbi visita um hospital para exames de rotina, mas um maníaco fascinado por ela troca as fichas dos resultados para que ela fique internada e ele vai matando quem interfere. Esse é ruim mas dá pra ver, tem luz bem feitinha, diálogos ridículos, situações malucas nos crimes e a pobreza de produção que caracterizaria a era do VHS.

Dawn of the Mummy
1981 Dawn of the Mummy • Trio de ladrões profana uma tumba egípcia em busca de tesouros e um grupo de modelos e fotógrafos circula pelo local para fazer sessões de fotos. Os fotógrafos descobrem as tumbas e decidem explorar o espaço. Logo a múmia e os protetores da tumba vão ressuscitando para punir todo mundo. O melhor é o título, afinal múmias são walking deads, então Dawn força uma relação com o título do épico de George Romero e pronto. Pena que o resto da produção não foi tão criativa na safadeza e o filme se perde em enrolação vazia para cumprir o tempo. Uma curiosa tentativa americana de repetir os modelos europeus do período em um resultado splatter-primo-pobre.

Nightmare in a Damaged Brain
1981 Nightmare in a Damaged Brain • George está internado e tem pesadelos recorrentes até que consegue escapar do local. Traumatizado na infância o sujeito é um poço de distúrbios, esquizofrenia, ataques e só se satisfaz matando a mulherada. Caótico é o termo para definir. Começa confuso, com pesadelos dentro de pesadelos, depois fica monótono, depois erótico e finaliza com um banho de sangue a machadadas! Desconjuntado e tão bizarro em sua montagem que merece uma conferida paralela. Produção americana dirigida por Romano Scavolini e que contou com a orientação de Tom Savini para os efeitos. Um clássico da ruindade listado como Video Nasty pela erotização, e violência envolvendo crianças!

1982 Basket Case • Duane e seu irmão deformado buscam vingança contra os médicos que o separaram em uma traumática operação. Clássico do alternativo americano. Veja mais no post.

Toxic Avenger
1984 Toxic Avenger • Constante vítima de bullyings e desprezo o faxineiro Melvin cai em um tanque de produtos tóxicos durante um trote e sofre mutações irreversíveis. Deformado, mas fortificado, Melvin passa a defender os habitantes de sua cidade contra o crime e exploração, tornando-se famoso como o Vingador Tóxico! A produção mais famosa da Troma e um filme emblemático do cinema trash. Dinâmico, hilário, anárquico e violento, teve quatro sequências e fez da figura do protagonista um dos mais populares monstros da cultura pop.

Class of Nuke´em High
1986 Class of Nuke´em High • Mais um da Troma! Novamente apostando na contaminação química como em Toxic Avenger. Um vazamento em usina nuclear atinge as proximidades de um colégio e seus alunos. A contaminação alcança até estoques de cannabis e os estudantes vão se infectando de diversas formas. A situação faz aumentar as desavenças entre uma gangue punk e os outros alunos. No final, uma criatura gerada nos tanques infectados ataca pelos corredores do colégio. Genial esculacho como só a Troma seria capaz! Irreverente, anárquico e amador, mas com uma dinâmica visual e narrativa muito boas. Atenção para os figurantes rindo ou distraídos.

1987 Street Trash • Um vendedor de bebidas descobre um velho estoque de uísque e passa a vendê-lo por um preço baixíssimo para os marginalizados da região sem saber que o produto provoca derretimentos corporais em quem o ingere! Um dos mais inventivos e divertidos do gênero. Veja mais no post.

Brain Damage
1988 Brain Damage • Um parasita se aloja no corpo do jovem Brian e injeta um soro em seu cérebro causando alucinações. Mas o parasita precisa se alimentar de cérebros e Brian acaba servindo como transporte da criatura e intermediador de uma série de crimes uma vez que o soro causa dependência. Dirigido por Frank Henenlotter (Basket Case) segue sua linha irreverente e escatológica. Kevin Hentenryck faz uma participação carregando o cesto de Basket Case em uma cena rápida no metrô.

Blood Dinner
1986 Blood Dinner • Baseado em Blood Feast. Michael e George são irmãos, trabalham em um restaurante e recebem orientações do cérebro de seu falecido tio Anwar, praticante de Magia Negra. Anwar orienta os meninos a recolher partes dos corpos das pessoas que eles matam para compor um corpo que deverá receber o espírito da deusa egípcia Shitaar. E os meninos obedecem com boa vontade provocando uma matança em série e a investigação de uma dupla de detetives. Amador, escroto, sangrento, escatológico e sem-noção! Cinco estrelas! Apesar da produção vagabunda e pobreza geral, Blood Diner consegue um dinamismo e consistência fílmica que poucos no gênero tiveram.

2009 Smash Cut • Trashão irreverente e assumindo honrosamente sua posição autorreferente. David Hess é um diretor de cinema de terror que precisa atualizar os efeitos vagabundos com sangue e membros de verdade. Aproveita então para eliminar rivais e críticos! Herschell Gordon Lewis, Michael Berryman e Sasha Grey no elenco! Veja mais no post.

Foi suficiente? Veja mais pérolas da podreira em 20 Coisas Feias!

Street Trash

Nenhum comentário:

Postar um comentário