7 de outubro de 2017

Prisão de Cristal

Tras el Cristal (Espanha, 1986)

Diret Agustin Villaronga
Com Gunter Meisner, David Sust, Marisa Paredes, Gisela Echevarria.

Prisão de Cristal

Peso-pesado! Sufocante suspense sobre poder e dominação. Klaus é um doutor que trabalhou para os nazistas e exerceu acobertado suas taras secretas envolvendo garotos. Tudo relatado em detalhes doentios no seu diário. Depois da guerra, vivendo com a família em um casarão no interior da Espanha, Klaus está tetraplégico (depois de uma tentativa de suicídio) e precisa permanecer em uma máquina constantemente ligada que o mantém respirando. Aparece então o jovem Angelo, muito disposto e determinado a servir de enfermeiro. Angelo tem uma estranha fascinação pelo velho doutor em sua condição atual de "autoridade caída", para sempre deitado e aprisionado na "cela de cristal" que o mantem vivo.

Angelo consegue a vaga de auxiliar e permanece na casa. Descobre finalmente o diário de Klaus e o folheia fascinado. Mas rapidamente entra em conflito com a esposa do doutor quando esta descobre que a experiência do rapaz em enfermagem é falsa. Angelo precisa reverter a situação e passa a confrontar a esposa e dominar a pequena Rena, filha do casal. Klaus é seu ídolo e Angelo se empenhará em assumir seu modelo de comportamento e submeter a família à sua vontade. Logo estará levando garotos dos vilarejos locais para o casarão.

Em sua narrativa lenta e determinada, Tras El Cristal é um suspense claustrofóbico sobre o fascínio do poder. O poder é fascinante, irresistível, assim como alienante e corrompedor, mas e daí? Angelo sabe disso e não resiste à tentação em exercitar o domínio sobre corpos, mentes e ações alheias. Se o sonho do oprimido é se tornar opressor, a febre por poder é uma epidemia que segue de geração em geração. Basta experimentá-lo para o contágio irreversível... Angelo conheceu o poder quando submetido a ele e agora se empenha em mudar de lado, tanto por sua insegurança quanto para conhecer a posição de quem o vitimou.

Incômodo e desconfortável, Tras El Cristal é um drama pesado que resvala no terror em alguns momentos como o enforcamento da matriarca e a execução dos raptados. Em estrutura teatral, o filme confina poucos personagens em um único ambiente (a casa) e no processo aprisiona o espectador em sua progressão doentia e de sombras sufocantes. Também é implacável em expor taras e violência com a naturalidade de uma experiência sádica. (Uma nota nos créditos finais esclarece que nenhum dos jovens atores foi submetido a violência ou constrangimento para as encenações).

• Tem similaridades com Saló.
• Único ponto questionável: a trilha techno datada.
• Cuidado com a cópia: as legendas claras podem acabar com a cuidadosa experiência fotográfica.

Expectativa ❓    Realidade 😈😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário