Sociedades paralelas. Em uma sociedade organizada onde tudo funciona direitinho (inocente, sabe nada!) a ideia de grupos organizados em paralelo à códigos e regras instituídas, parece uma coisa de outro mundo! Um grande mal ameaçador a ser corrigido. Se esses valores fundamentadores forem de ordem religiosa então, aí a coisa pega fogo! Grupos alternativos derivados de ordens dominantes sempre foram alvo de atenção e fascínio desde os Templários medievais!
E o cinema, que sempre precisou chamar a atenção para seu produto, encontrou um prato forte no assunto. Val Lewton, com o exemplar A Sétima Vítima, já explorava o fascínio dos grupos secretos logo nos anos 40 com possíveis implicações satânicas, e a produtora Hammer tem algumas notáveis adaptações de romances de Dennis Wheatley em The Devil Rides Out e To the Devil a Daughter. Finalmente o clássico Rosemary's Baby estabeleceu um modelo para o cinema moderno.
E o cinema exploitation, que tem como obrigação chamar a atenção pelo escândalo, pela afronta e pela provocação encontrou um caminho de ação potencialmente convidativo nessa mistura. Então se juntar "sociedade secreta" com "satanismo", temos a atenção imediata garantida, mesmo que seja só para justificar uma simples aventura de estrada como Corrida com o Diabo. E mais recentemente com as redes sociais falando de sociedades secretas, Iluminatti e tal (depois tudo vira fake news) tivemos alguns filmes bastante incômodos como Eyes Wide Shut, Kill List e The Conspiracy. Aqui vai então uma rápida seleção sobre seitas satânicas, para acompanhar a seleção de 20 Aparições do Coisa Ruim.
1968 The Devil Rides Out (As Bodas de Satã) • Um dos mais intrigantes da produtora Hammer por sua forma diferente. Christopher Lee precisa resgatar dois jovens de uma seita de satanistas. Veja o post.
_______________________________
1971 Mais Ne Nous Delivrez Pas Du Mal (Don't Deliver Us From Evil) • Anne e Lore são duas jovens estudantes entediadas com seus processos sociais decidem se dedicar ao satanismo em jogos e atividades progressivamente suspeitas e perigosas. Entre invocações, provocações e seduções, a dupla segue um trajeto que aponta para um trágico final. Entre o horror, o drama e a erotização, um filme inclassificável, mas perfeitamente adequado à sua época de provocações. Um clássico do filme-contravenção como Maladolescenza ou Veneno Para Las Hadas! 😈😈😈
________________________________
_________________________________
1971 Blood in Satan's Claw • Um culto satanista se infiltra em uma comunidade rural no século XVII. Curioso terror que escapou de armadilhas de época e se mantem como uma surpresa no gênero. Veja o post.
________________________________
1971 The Mephisto Waltz (Balada Para Satã) • Uma curiosidade na onda satanista dos anos 70, pré-Exorcista. O veterano pianista Duncan Ely (Curt Jurgens) está com a saúde debilitada e precisa de um novo corpo para a "transfusão" de alma! Um jovem casal de jornalista que ele casualmente conhece pode ser a solução e com a ajuda da filha Roxane (Barbara Parkins), Duncan os envolve em seu jogo de rituais. Sutil e fora dos padrões, ficou na história pelas ideias ousadas, seu envolvente clima onírico e um distorcido "final feliz". Alan Alda e Jaqueline Bisset são o casal central. 😈😈😈
______________________________
1972 Tutti I Colori Del Buio • Na era de ouro do giallo esta produção italiana é a glória na linha cafonérrima com sua trilha pop (Bruno Nicolai) e estética playboy-kitsch. Edwige Fenech passou por um traumático acidente automobilístico e é perseguida por um homem misterioso (Ivan Rassimov) até ser envolvida em um culto de satanistas. Suspense entre os melhores de seu período, com situações recorrentes e dosagens adequadas de violência, delírios e pistas falsas. 😈😈😈😈
________________________________
1975 The Devil's Rain • Uma seita de satanistas precisa recuperar um livro que se encontra em poder de uma família de fazendeiros. Produção desajeitada dirigida por Robert Fuest... em um dia ruim. Veja o post.
_______________________________
1976 The Devil's Men • Obscura produção grega com Peter Cushing como o barão Corofax, líder de uma seita que dá sumiço em jovens turistas desavisados e os sacrifica a um Deus Minotauro. Donald Pleasence é um padre que tenta desmantelar o culto. Na trilha, músicas de Brian Eno (algumas saídas do álbum Music For Films). Produção desajeitada filmada na Grécia. Título alternativo: Land of the Minotaur. 😈😈
________________________________
1976 To the Devil a Daughter (Uma Filha Para o Diabo) • Denholm Elliot deixou sua filha aos cuidados de um grupo de hereges liderados por Christopher Lee e agora quer a jovem de volta. Último grande filme da Hammer. Veja o post.
_________________________________
_______________________________
1982 Black Candles • A jovem Carol muda-se com seu namorado para a casa da cunhada depois da morte de seu irmão. Disposta a descobrir a verdade sobre a misteriosa morte, ela se depara com uma sociedade que cultua forças satânicas. Muito erotismo nos limites do pornô e ideias ousadas nesta produção mediana já destacada na filmografia do diretor José Larraz.
_____________________________
____________________________
1988 Judgement Day (O Dia de Satã) • Dois turistas americanos visitam a cidadezinha de Santana no pior dia possível: o dia em que Satanás e sua comitiva vagueiam pela Terra arrebatando novas almas. Todos os nativos abandonam o local nessa madrugada, e os dois turistas irão encontrar abrigo na morada do abastado Otavio (Cesar Romero), enquanto os servos satanistas estão pelas ruas. Simplório, mas simpático, é o típico filme B dos anos 80, com rendimento visual suficiente para manter o interesse. Filmado nas Filipinas e valorizado pelas locações autênticas de vilarejos e templos. 😈😈
___________________________
1991 La Setta • Esteticamente diferenciado e fora da época de ouro do fantástico italiano. Jovem jornalista abriga sem saber, um líder satanista em sua casa. Veja o post.
____________________________
2009 House of the Devil • Jovem universitária aceita o trabalho de cuidar de uma idosa em casa afastada. Econômico e referenciando os filmes dos anos 70. Veja o post.
____________________________
2017 The Heretics • Jovem raptada por uma seita poderá ser usada em um ritual. Curiosa produção que se destaca por seus cuidados estéticos. Veja o post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário