13 de dezembro de 2021

Seitas - os infiltrados!

O Bebê de Rosemary

Sociedades paralelas. Em uma sociedade organizada onde tudo funciona direitinho (inocente, sabe nada!) a ideia de grupos organizados em paralelo à códigos e regras instituídas, parece uma coisa de outro mundo! Um grande mal ameaçador a ser corrigido. Se esses valores fundamentadores forem de ordem religiosa então, aí a coisa pega fogo! Grupos alternativos derivados de ordens dominantes sempre foram alvo de atenção e fascínio desde os Templários medievais!

E o cinema, que sempre precisou chamar a atenção para seu produto, encontrou um prato forte no assunto. Val Lewton, com o exemplar A Sétima Vítima, já explorava o fascínio dos grupos secretos logo nos anos 40 com possíveis implicações satânicas, e a produtora Hammer tem algumas notáveis adaptações de romances de Dennis Wheatley em The Devil Rides Out e To the Devil a Daughter. Finalmente o clássico Rosemary's Baby estabeleceu um modelo para o cinema moderno.

A Sétima Vítima

E o cinema exploitation, que tem como obrigação chamar a atenção pelo escândalo, pela afronta e pela provocação encontrou um caminho de ação potencialmente convidativo nessa mistura. Então se juntar "sociedade secreta" com "satanismo", temos a atenção imediata garantida, mesmo que seja só para justificar uma simples aventura de estrada como Corrida com o Diabo. E mais recentemente com as redes sociais falando de sociedades secretas, Iluminatti e tal (depois tudo vira fake news) tivemos alguns filmes bastante incômodos como Eyes Wide Shut, Kill List e The Conspiracy. Aqui vai então uma rápida seleção sobre seitas satânicas, para acompanhar a seleção de 20 Aparições do Coisa Ruim.  

1968 The Devil Rides Out (As Bodas de Satã) • Um dos mais intrigantes da produtora Hammer por sua forma diferente. Christopher Lee precisa resgatar dois jovens de uma seita de satanistas. Veja o post.
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1971 Mais Ne Nous Delivrez Pas Du Mal (Don't Deliver Us From Evil) • Anne e Lore são duas jovens estudantes entediadas com seus processos sociais decidem se dedicar ao satanismo em jogos e atividades progressivamente suspeitas e perigosas. Entre invocações, provocações e seduções, a dupla segue um trajeto que aponta para um trágico final. Entre o horror, o drama e a erotização, um filme inclassificável, mas perfeitamente adequado à sua época de provocações. Um clássico do filme-contravenção como Maladolescenza ou Veneno Para Las Hadas! 😈😈😈

Don't Deliver Us From Evil
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1971 The Brotherhood of Satan • Casal e sua jovem filha em viagem ficam retidos em uma cidadezinha onde um culto de satanistas seleciona grupo de crianças para um ritual. Estranhíssimo terror B, pouco preocupado com explicações ou lógica narrativa. Strother Martin faz o doutor local, L.Q. Jones é o xerife e Charles Bateman, veterano de séries de TV, é o protagonista. Esquisitão em sua ostensiva pobreza e reservado aos apreciadores do cinema B ianque. 😈😈

The Brotherhood of Satan
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1971 Blood in Satan's Claw • Um culto satanista se infiltra em uma comunidade rural no século XVII. Curioso terror que escapou de armadilhas de época e se mantem como uma surpresa no gênero. Veja o post.
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1971 The Mephisto Waltz (Balada Para Satã) • Uma curiosidade na onda satanista dos anos 70, pré-Exorcista. O veterano pianista Duncan Ely (Curt Jurgens) está com a saúde debilitada e precisa de um novo corpo para a "transfusão" de alma! Um jovem casal de jornalista que ele casualmente conhece pode ser a solução e com a ajuda da filha Roxane (Barbara Parkins), Duncan os envolve em seu jogo de rituais. Sutil e fora dos padrões, ficou na história pelas ideias ousadas, seu envolvente clima onírico e um distorcido "final feliz". Alan Alda e Jaqueline Bisset são o casal central.  😈😈😈

The Mephisto Waltz
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1972 Tutti I Colori Del Buio • Na era de ouro do giallo esta produção italiana é a glória na linha cafonérrima com sua trilha pop (Bruno Nicolai) e estética playboy-kitsch. Edwige Fenech passou por um traumático acidente automobilístico e é perseguida por um homem misterioso (Ivan Rassimov) até ser envolvida em um culto de satanistas. Suspense entre os melhores de seu período, com situações recorrentes e dosagens adequadas de violência, delírios e pistas falsas.  😈😈😈😈

Tutti I Colori Del Buio
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1975 The Devil's Rain • Uma seita de satanistas precisa recuperar um livro que se encontra em poder de uma família de fazendeiros. Produção desajeitada dirigida por Robert Fuest... em um dia ruim. Veja o post.
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1976 The Devil's Men • Obscura produção grega com Peter Cushing como o barão Corofax, líder de uma seita que dá sumiço em jovens turistas desavisados e os sacrifica a um Deus Minotauro. Donald Pleasence é um padre que tenta desmantelar o culto. Na trilha, músicas de Brian Eno (algumas saídas do álbum Music For Films). Produção desajeitada filmada na Grécia. Título alternativo: Land of the Minotaur. 😈😈

The Devil's Men
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1976 To the Devil a Daughter (Uma Filha Para o Diabo) • Denholm Elliot deixou sua filha aos cuidados de um grupo de hereges liderados por Christopher Lee e agora quer a jovem de volta. Último grande filme da Hammer. Veja o post.
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1978 Escalofrio • Ana e Andres são reconhecidos por um amigo dos tempos do colégio e convidados a uma visita a um casarão de campo. Passam a noite no local e descobrem um rito de satanistas atuando na habitação. Produção espanhola na média da época e como manda a cartilha transgressora do período, Escalofrio é apimentado por inúmeras cenas de erotização no limite do pornográfico. 😈😈

Escalofrio
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1982 Black Candles • A jovem Carol muda-se com seu namorado para a casa da cunhada depois da morte de seu irmão. Disposta a descobrir a verdade sobre a misteriosa morte, ela se depara com uma sociedade que cultua forças satânicas. Muito erotismo nos limites do pornô e ideias ousadas nesta produção mediana já destacada na filmografia do diretor José Larraz.
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1988 Prime Evil (Demônio, o Rei das Trevas) • Seita de satanistas derivada de uma ordem de monges medievais pratica sacrifícios na comunidade atual, e o jovem Bill suspeita que sua noiva Alexandra está sendo seduzida para servir a uma cerimônia. Dirigido pela "alternativa" Roberta Findley, que fez carreira no cinema marginal e especialmente nos eróticos, este Prime Evil é um primor de amadorismo, com filmagens nas ruas, elenco apático e um diabinho de prástico que joga o filme para além do inaceitável. 😈

Prime Evil
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1988 Judgement Day (O Dia de Satã) • Dois turistas americanos visitam a cidadezinha de Santana no pior dia possível: o dia em que Satanás e sua comitiva vagueiam pela Terra arrebatando novas almas. Todos os nativos abandonam o local nessa madrugada, e os dois turistas irão encontrar abrigo na morada do abastado Otavio (Cesar Romero), enquanto os servos satanistas estão pelas ruas. Simplório, mas simpático, é o típico filme B dos anos 80, com rendimento visual suficiente para manter o interesse. Filmado nas Filipinas e valorizado pelas locações autênticas de vilarejos e templos. 😈😈

Judgement Day
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1991 La Setta • Esteticamente diferenciado e fora da época de ouro do fantástico italiano. Jovem jornalista abriga sem saber, um líder satanista em sua casa. Veja o post.
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2009 House of the Devil • Jovem universitária aceita o trabalho de cuidar de uma idosa em casa afastada. Econômico e referenciando os filmes dos anos 70. Veja o post.
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2017 The Heretics • Jovem raptada por uma seita poderá ser usada em um ritual. Curiosa produção que se destaca por seus cuidados estéticos. Veja o post.

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