8 de janeiro de 2017

A Sétima Vitima

The Seventh Victim (EUA, 1943)

Diret Mark Robson
Com Tom Conaway, Kim Hunter, Jean Brooks, Isabel Jewell.

A Sétima Vitima

Sociedade alternativa. Possivelmente o primeiro filme sobre sociedades secretas contemporâneas no cinema. Produção de Val Lewton, e naturalmente seguindo a linha discreta de seus clássicos fantásticos como Cat People, Bedlam e outros. Kim Hunter procura por sua irmã desaparecida em New York e descobre um grupo de ocultistas (adoradores de Satã?) que pode ser o responsável por seu desaparecimento.

Discreto e curioso suspense com o envolvimento estético que só o cinema preto-e-branco proporciona. Confira o clima onírico e as entrelinhas, setenta anos antes do fantástico ser dominado pela explicitação gráfica e emocional. 

Quer dizer que Sétima Vitima é melhor que os filmes de hoje? Não exatamente melhor, é apenas outra área de expressão e percepção. Mas duvido que atualmente pudesse ser feita a cena do encontro com os líderes de forma tão simples ou a fuga de Jean Brooks pela noite, entre a indiferença dos passantes e a ameaça dos que a seguem. Também é exemplo pioneiro de um cinema que se distanciou dos personagens óbvios do fantástico popular (vampiros, lobisomens, p. ex.) para a sugestão de que o próprio homem é uma ameaça bem mais preocupante em suas manipulações ardilosas e jogos de poder.

• Música de Roy Webb, um dos mais produtivos compositores do cinema noir.
• Primeiro filme de Kim Hunter que viria a ser a dra. Zira em Planeta dos Macacos.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário