19 de janeiro de 2017

The Houses October Built

The Houses October Built (EUA, 2014) 

Diret Bobby Roe
Com Brandy Schaefer, Bobby Roe, Zac Andrews, Mickey Roe, Jeff Larson.

The Houses October Built

Entre, não repare a bagunça... Suspense mais-do-mesmo, mas quando o mais-do-mesmo é bem feito aí só dá pra achar legal! Grupo de cinegrafistas documenta as atividades de parques assombrados às vésperas do Halloween. Nem sempre respeitam as regras dos estabelecimentos na busca por depoimentos de visitantes e funcionários. E não são bem recebidos em alguns locais até que alguns fantasiados começam a engrossar e ameaçar e aparentemente segui-los pelas estradas. Então encontram um parque mais assustador do que os anteriores, com sustos muito autênticos e começam a temer por sua segurança. Natural e até desejável que isso aconteça em um filme do gênero, mas então, estamos na metade do filme! O medo se instaura quando concluem que estão realmente sendo seguidos por um grupo. E o grupo lhes propõe um desafio...

Exemplar found-footage bem bacana com tudo o que se pode esperar de bom no gênero e que explora muito bem o horror na cultura pop: fuzilamento de mortos-vivos, fantasias ruins, cosplays ridículos, palhaços assassinos e o medo que o espectador gosta de experimentar ... de um local seguro. E é desse "local seguro" que o filme (e o found-footage) pretende deslocar expectadores e personagens, lançando-os a um confronto de consequências imprevisíveis.






As encenações são ótimas, a "menina-porcelana" impressiona muito bem e a cena dos personagens reunidos no beco escuro é das melhores dos últimos tempos. E tem o palhaço dançarino no bar. Cara, que medo! Seu assunto principal é justamente o susto. Susto que gostamos de levar, susto que alguns dos entrevistados se empenham profissionalmente em provocar no publico visitante. Curiosamente o filme não apela ao jump-scare barato e consegue momentos apavorantes no ataque ao trailer dos protagonistas. Não tem muita novidade, mas é um filme muito eficiente. E ainda por cima o cartaz é uma beleza.

• Melhor cena: o palhaço cabeçudo, que dança no bar e fica encarando as pessoas.
• Duvida mala: se é found footage, quem achou o footage dos corpos escondidos, também achou os corpos?
• Teve sequência em 2017, mas tão fraquinha que nem dá um post, que pena...

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈

The Houses October Built
...e o palhaço o que é?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário