4 de janeiro de 2017

Babadook

Babadook (Austrália, 2014)

Diret Jennifer Kent,
Com Essie Davis, Noah Wiseman.

Babadook

A senhora não entendeu... Ótimo thriller que já esta sendo cotado como um dos grandes filmes de suspense/terror contemporâneos. Na verdade ele só é acima da média porque a média baixou muito. E é menos estúpido do que a maioria dos que apelam a  jump scare e escatologia descabida. Receita em que o gênero vem se habituando.
Babadook conta a história da viúva Amelia e Samuel, seu filho pequeno. Vivem só os dois em casa e Samuel começa a dar sinais de medo e apreensão com relação a histórias de monstros e fantasmas. Amelia lida muito mal com a situação e quando finalmente ambos têm contato com o estranho conto infantil do livro Babadook, liberam a presença desse espírito na casa! O pesadelo se instaura para mãe e filho.

O espírito que habita as sombras da casa, assombra Amelia e Samuel e está cada vez mais descontrolado. Mas será isso mesmo? O mal sempre vem de fora? Na inversão de expectativa proposta no roteiro o filme se sai muito bem mesmo. O recurso de explorar a inversão pode estar virando "novo clichê", como em Sexto Sentido ou Os Outros, mas aqui a trama rende muito ao filme e a direção dosa sabiamente as informações. Ao explorar as fraquezas e medos dos personagens como fundamento do suspense o roteiro subverte regras e concentra a narrativa apenas nos dois personagens centrais. E o paralelo explorado no roteiro (também da diretora Jennifer Kent) entre o mundo imaginário do adulto e da criança é muito interessante e revelador (e por consequência, aterrorizante). A criança cresce e supera suas fantasias. O adulto não! E o cinema fantástico australiano vai voltando honrosamente a ativa.

• Sequência reveladora: as reclamações de Amelia na delegacia.
• Palmas especiais para a atriz Essie Davis que sustenta o filme todo com sua espantosa atuação.
• Referência: o reverendo de Poltergeist 2 também falava "Let me in".

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário