24 de janeiro de 2017

Doce Vingança

I Spit on Your Grave (EUA, 2010)

Diret Steven Monroe
Com Sarah Butler, Jeff Branson, Andrew Howard.

Doce Vingança

Mexeu com uma! Refilmagem de Day of the Woman (A Vingança de Jennifer, 1978) com participação do diretor desse clássico video nasty agora na produção e roteiro. Jennifer Hills é uma escritora que vai passar uma temporada reclusa em uma cabana isolada. Acaba sendo atacada por cinco locais na cabana e ainda é brutalizada uma segunda vez em sua fuga, mas Jennifer consegue escapar no que seria o momento de sua morte: a queda no rio! Logo estará de volta para sua doce vingança contra os que a julgavam desaparecida. Suspense peso-pesado na linha rape-revenge com direção firme e narrativa bem conduzida. Sufocante e bem violento, mas curiosamente não chega a ser tão sem noção como o original!

Tanto no original quanto aqui, a vingança empoderada coloca o filme na explicitação de um filme de horror. Mas desta vez o excesso e a "equivalência" dos crimes resvala na comicidade. Ou não? A punição do xerife, por exemplo e os diálogos de justificativa repletos de frasezinhas de efeito! Não tinha isso no original. Não precisava. E o gatilho da espingarda amarrado na mão do demente?! Ra-tim-bum do terror?!!

O diretor Steven Hartley tem oscilado entre produções para TV e filmes de terror medianos. E depois voltou na continuação I Spit on Your Grave 2 (2013). Que nem é exatamente uma continuação, é só um segundo filme na mesma ideia do primeiro. Só falou mais alto o que já tinha dito. Redundou e aumentou a violência. Desta vez uma jovem aspirante a modelo posa para um grupo suspeito. É seguida e raptada, espancada, eletrocutada, violentada, deixada para morrer. Mas não morre, esconde-se nos subterrâneos de uma igreja e prepara sua vingança.

Em tempos de discurso empoderado, os filmes ganham notável presença, mas em um nível de discurso-pop meio raso, especialmente considerando a repetição das situações. O maior problema, enquanto cinema, é que as histórias são muito curtinhas e a narrativa precisa estender as cenas de suspense. Seja como for, entregam o prometido e são muito violentos. Quer mais? Sarah Butler voltou na (agora sim) continuação I Spit on Your Grave 3 (2015).

Spit 1 Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈
Spit 2 Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈


Doce Vingança

Nenhum comentário:

Postar um comentário