21 de janeiro de 2017

Horrors of Malformed Men

Horrors of Malformed Men (Japão, 1969)

Diret Teruo Ishii
Com Teruo Yoshida, Yukie Kagawa, Teruko Yumi.

Horrors of Malformed Men

J-Horror abunai! Indescritível terror dramático adiante de todas as eras! Será que dá pra dizer que o Takeshi Miike é filho de Teruo Ishii? Acho que dá: Tekeshi é dos mais insanos do cinema fantástico oriental, seus filmes são violentos, sádicos e doentios, mas Teruo já era isso nos anos 60!!! Entre muitas aventuras de samurai e policiais, Teruo Ishii teve momentos de ingresso no alternativo. Sua série de filmes em episódios, Torturas de Shogun (Joy of Torture, 1968) circulou por aqui em VHS. Mas nada se compara ao indescritível Horrors of the Malformed Men!

Embasado nas sagas de longa data e dramas familiares tão importantes à cultura nipônica, Malformed Man narra a trajetória de Hirosuke, fugitivo de um sanatório que investiga a identidade de um sósia seu. A investigação o leva a uma ilha onde um cientista louco e deformado faz experiências em pessoas. Hirosuke se depara com uma interminável série de bizarrices, experiências humanas, fusões com animais, mutações (sereias à beira mar?), rituais ou shows malabarísticos (vai saber!), tudo fotografado em cores berrantes (antes de Argento, mas contemporâneo a Bava) e acompanhado de trilha sonora alucinada. 

Um terror psicodélico oriental! Espécie de trabalho de ruptura que mistura a estética fotográfica que já conhecemos dos anos 60 a encenações bizarras, adiante de seu tempo. Mais ou menos como acontece em Wild Bunch de Peckinpah ou Noite dos Mortos Vivos de Romero. Um trabalho que une estéticas de eras distintas em uma inigualável intersecção estética! Essencial! É o título mais famoso do diretor e fácil de encontrar pela net.

• Além da conta: mutilações e intersecções corporais vistas em distorção pelos vidros das garrafas!
• O deformado fazendo coreografias na praia parece uma profanação à clássica vinheta de abertura da Toei.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈😈

Tinha isso no curso de cênicas ?!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário