18 de janeiro de 2017

On a Silver Globe

On a Silver Globe (Polônia, 1977)

Diret Andrzej Zulawski
Com Andrzey Severyn, Jerzy Trela, Grazyna Dylag.

On a Silver Globe

Extraterrestres falam polonês! Aventura e ficção em um dos maiores filmes do diretor Andrzej Zulawski. Grupo de astronautas exilado da Terra se estabelece em outro planeta e lá vive por gerações, repetindo todos os vícios de sua civilização prévia: escraviza os nativos, organiza guerras e gera um novo mártir que termina sendo crucificado.

Obra grandiosa de Zulawski. Épico de ficção científica que gerou conflito com o Ministério da Cultura a ponto de ter sua produção interrompida. Cenários, objetos cênicos e figurinos foram destruídos. Com a democratização da Polônia na década de 80, o diretor retomou a produção finalizando-a em 1988. Ainda assim algumas partes ausentes jamais puderam ser filmadas e Zulawski inseriu interlúdios narrados para poder criar a continuidade narrativa. 

Em seu quarto longa (iniciado depois de O Importante é Amar), a encenação é exaustiva com excesso de câmera subjetiva (os protagonistas têm câmeras em sua vestimenta e conversam entre si) e muitos diálogos são ditos para a tela. Alterna-se a essa dinâmica, muita filmagem com câmera na mão e o filme resulta como um delírio constante, por vezes incompreensível e de difícil acompanhamento em suas duas horas e meia de duração. Mas é na mesma medida, fascinante em sua ousadia e grandeza com encenações impressionantes (a cena dos corpos empalados na praia é assustadora). Repete o gosto do diretor pela foto azulada, diálogos gritados e direção de arte originalíssima. Obra desafiadora, a ser devidamente decifrada. 

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário