7 de janeiro de 2017

Wolf Creek, Viagem ao Inferno

Wolf Creek (Austrália, 2005)

Diret Greg McLean
Com John Jarrat, Cassandra Magrath, Kestie Morassi.

Wolf Creek, Viagem ao Inferno

Solo de Mick Taylor. O velho truque do carro que quebra em um local deserto e o fim de semana vira pesadelo. Mas, peraí, o deserto é na Austrália! E o diretor é australiano, quer dizer ... Mad Max e Razorback pesam imediatamente como referência e o diretor McLean acerta muito na tensão, violência e ação. Três jovens em férias visitam a famosa cratera de Wolf Creek. O ambiente é inamistoso desde os bares de estrada repletos de habitantes locais, briguentos e que não gostam nada de jovenzinhos da cidade grande, ricos e acostumados à vida boa. Quando o carro dos protogonistas quebra no fim do dia, decidem esperar a noite passar. Só falta agora aparecer algum lunático na tradição dos filmes de suspense!

Então aparece Mick Taylor, falador, simpático, boa-praça. Mick não toca guitarra, mas é muito bom com a faca. Ele é caçador de porcos selvagens para o mercado local. Disposto a ajudar o trio, ele os leva até suas instalações e começa a dar sinais de que não bate bem durante a refeição ao lado da fogueira. Então estamos indo para a metade do filme e temos três porquinhos e um lobo mau para compor a segunda parte...

John Jarrat compõe um vilão memorável com aquela sua cara de Gene Hackman hardcore! E com poucos personagens na trama, o suspense precisa se estender como um torture porn agoniante e sádico. As habituais reações estúpidas na ação não ajudam muito mas Wolf Creek se esforça e consegue driblar os clichês. É um honroso representante do cinema fantástico australiano que já nos deu filmes memoráveis nas décadas de 70 e 80 e parece ter voltado com força renovada no cinema contemporâneo. O diretor McLean faria depois outro bom suspense, Morte Subita (Rogue, 2007) e, melhor ainda, Wolf Creek 2 (2013).

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário