23 de janeiro de 2017

O Pássaro Sangrento

Deliria (Itália, 1987)

Diret Michele Soavi
Com David Brandon, Barbara Cupisti, Domenico Fiore, John Morghen, Robert Gligorove.


Spaguetti Slasher! Suspense de serial-killer um pouco fora de época. Se tivesse sido feito nos anos 70 seria um clássico. De qualquer forma é um terror classe A de matança em sequência (slasher) sobre um grupo de atores que encena uma peça de terror e fica trancado no teatro. A assistente que toma conta das chaves é uma das primeiras a ser morta e assim o resto do elenco fica retido no local. Um psicopata fugido de um manicômio se veste com as roupas do assassino da peça e os "meta-assassinatos" têm início. Mas apesar dessa premissa mínima (George Eastman no roteiro), o filme é um show visual e de tensão nervosa como poucos.

Primeiro filme do diretor Michele Soavi, que havia atuado como coadjuvante em diversas produções de terror e dirigido um documentário sobre Dario Argento. Soavi dirigiu pouco mas sua relação com os filmes de terror já é clássica por trabalhos inventivos como A Catedral, La Setta, Dellamorte Dellamore. Aqui em O Pássaro Sangrento, ele já evidencia sua atenção pela estética bem cuidada, a mise en scene de múltiplas influências, a estilização expressionista de luzes e ângulos, em um trabalho que também surpreende em sua violência! Causou espanto em nossos cinemas, na época habituado ao terror-teen norte-americano, e também circulou em VHS. No cinema tinha o certificado de censura (do tempo da máquina de escrever) que avisava "Censura 18 anos - cenas de extrema violência". Então tem moto-serra, facão, broca-elétrica, machado e as próprias mãos!  O mais bacana é que o filme conseguiu inovar visualmente em uma fórmula já bastante gasta pelo cinema americano e em um período de esgotamento para os filmes de terror.

Mais curioso e mais legal ainda é que o filme, mesmo seguindo os moldes do slasher oitentista, consegue um envolvimento muito grande por causa do fascínio do ambiente teatral. Utiliza muito bem os bastidores e a combinação estética de luzes, objetos e atores como objetos em uma composição cênica impactante. Uma aula de cinema partindo de fundamentação teatral? Mais um ponto para Michele Soavi.

• Circulou com títulos alternativos, Aquarius, Bloody Bird, Stage Fright.
• Menção honrosa: música de Simon Boswell. Utilizada pelo assassino em "momentos errados" de suporte dramático, a trilha cria um senso extra de deslocamento.
Hitchcockiando: o diretor faz sua aparição cult como o "policial James Dean" que faz vigília fora do teatro.

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈

A gente copia, mas faz melhor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário