17 de janeiro de 2017

Living Dead at Manchester Morgue

Living Dead at Manchester Morgue (ITA, ESP, ING, 1974)

Diret Jorge Grau
Com Ray Lovelock, Christine Galbo, Arthur Kennedy.

Living Dead at Manchester Morgue

"Foram os cadáveres! Os cadáveres"

Walk pioneiro! Este é simplesmente O MELHOR filme de mortos-vivos depois do clássico inaugural de George Romero. Ray Lovelock é um jovem antiquário que viaja pelo interior e descobre que um experimento em fertilização de solo reanima cadáveres. Quando investiga a situação torna-se suspeito das mortes que vem ocorrendo. O implacável chefe de polícia (Arthur Kennedy) não se convence das justificativas e a ação termina em um hospital onde os corpos reanimados irão atacar os presentes.

Todos os elogios são cabíveis nesta produção europeia que se tornou cult pela excelência, pioneirismo e momento histórico (pré-Dawn of Dead). Uma aula em produção atmosférica que equilibra genialmente, clima, explicitação e construção dramática. Mesmo com poucos zumbis em cena, a excelência visual sustenta o show e alguns momentos, como as eviscerações da telefonista e do policial, são surpreendentes e pioneiras do splatter dos anos 80.  E a ambientação do turno da noite no velho hospital é exemplar de como não são necessários milhões de dólares para um filme eficiente. Outro destaque é a trilha sonora estranhíssima de Giuliano Sorgini que contribui muito ao conjunto.






Teve vários títulos de distribuição internacional (Let Sleeping Corpses Lie, e Don't Open the Window em versão cortada para a TV americana) e foi exibido em nossos cinemas como Zumbi 3 em meados dos anos 80, período em que a "espantomania" levou muita coisa nova e velha às telas. O "Zumbi 1" era o Dawn of Dead de Romero (Zumbi, o Despertar dos Mortos). Ray Lovelock foi ator em diversos filmes policiais italianos e Arthur Kennedy teve um fim de carreira europeu melhor do que muitos de sua geração.

• Melhor sequência: a fuga das criptas e a morte do policial.
• O diretor espanhol Jorge Grau havia feito o cult La Vergine Cavalcano la Morte, sobre a Condessa Bathory e seguiu carreira em alguns thrillers.
• Os efeitos são do genial maquiador Gianetto De Rossi, que havia feito faroestes, envelheceu Donald Sutherland em Casanova, e se consagrou nos splatter movies de Lucio Fulci.
• Edições em DVD trazem extras com entrevistas com o diretor e visita aos locais de filmagem.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈😈     

Living Dead at Manchester Morgue
Living Dead at Manchester Morgue

Nenhum comentário:

Postar um comentário