17 de janeiro de 2017

A Casa do Diabo

House of the Devil (EUA, 2009)

Diret Ti West
Com Jocelin Donahue, Tom Noonan, Mary Woronov, Dee Wallace.

A Casa do Diabo

Vá de retrô! Suspense envolvente e com a rara virtude do simples! Samantha é uma jovem universitária com a bolsa de estudos ameaçada. Samantha precisa de dinheiro, qualquer trabalho serve e aceita um serviço de babá em uma casarão isolado. Precisará da corona de uma amiga pra chegar lá. Ela nem se tocou que o contratante é o Tom Noonam e só isso já é um indicador de que algo vai mal... Tom e sua esposa (Mary Woronov) precisam se ausentar por uma noite e alguém tem que ficar em casa só por causa da senhora sua mãe anciã. Tom insiste muito. Tom paga o dobro. E Samantha não vê outra saída a não ser aceitar. A casa é isolada, o local é sinistro. E durante o previsto eclipse naquela noite ela finalmente compreende porque foi tão bem paga para ficar cuidando da estranha matriarca que não sai do quarto.

Suspense muito bom que busca referência nos filmes de terror dos anos 70. A começar pelos créditos em letras serifadas amarelas. Foi gravado em película 16 mm e posteriormente digitalizado. Brinca com vários clichês narrativos de suspense para forçar a relação estética com os thrillers década de 70, como POV por janelas, contra plongees exagerados, elenco cult e a protagonista que se parece com a Karen Carpenter. A própria estrutura de roteiro vai pela simplicidade e economia de conteúdo. Mas em um exemplar trabalho de direção, o filme se preenche com as andanças de Samantha pelo casarão e a expectativa nos bosques ao redor, com sua amiga voltando pela estrada deserta... mais ou menos deserta!

Não acontece muita coisa, mas se você curte filme de casarão, pode se sentir literalmente em casa e o terço final é muito bom, quando Samantha compreende que o contrato não era só cuidar da velha matriarca... they long to be, close to you... Retrô intencional, muito legal.

• Mais Ti West, The Sacrament.

Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈😈😈

A Casa do Diabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário