19 de junho de 2017

O Último Sacramento

The Sacrament (EUA, 2013) 

Diret Ti West
Com Joe Swanberg, AJ Bowen, Kentucker Audley, Ami Seimetz, Gene Jones.

O Último Sacramento

Paraíso errado! Ti West acerta novamente neste suspense baseado ou referenciando a tragédia na Guiana, o Massacre de Jonestown do pastor Jim Jones. Um trio de jornalistas, liderados por Jake, viaja até a Paróquia Éden, uma comunidade isolada dos vícios e da violência que consomem as grandes metrópoles. A irmã de um dos jornalistas vive lá e convidou o irmão a conhecer o local.

O trio parte de New York de helicóptero e são deixados próximos ao local. O veículo voltará na manhã seguinte para levá-los. Ao chegarem aos portões, são recebidos por seguranças armados! A paróquia precisa de armas em suas portas !?! Algo suspeito logo de cara... A comunidade alternativa tem seu líder apelidado de Pai e o simpático senhor concede uma entrevista aos jornalistas, mas logo após os festejos noturnos, Jake recebe um pedido de socorro. Parece que nem todos os habitantes estão de acordo com as regras ou satisfeitos no local. E quando mais gente fica sabendo que um helicóptero irá chegar na manhã seguinte para levar os visitantes, preparam as malas para ir junto! E o pânico se instaura na comunidade paradisíaca! Cabe ao Pai restaurar a paz pelos meios de que dispõe...

The Sacrament tem noventa minutos de duração, mas que parecem bem menos na narrativa fluente que consegue prender nossa atenção mesmo sem nenhuma novidade no roteiro. Sua grande virtude é justamente o domínio narrativo. Sua grande falha: visualmente é muito sem graça. Ao assumir o naturalismo e a abnegação de vida dos personagens da comunidade o filme também assumiu o minimalismo estético, o que pode ser um perigo muito grande na constituição de um filme.

Estruturalmente é um mockumentary com a captação de várias câmeras, mas editado como narrativa tradicional, com ações paralelas para criar suspense. Então, tudo beleza como suspense e condução narrativa, mas West perdeu uma grande chance de comentar os conflitos sócio-políticos e as propostas de sociedades alternativas, limitando-se a mostrar a paróquia composta apenas por fanáticos ou alienados.

• Gene Jones é o nome do ator que vive o Pai!!!
• Eli Roth contribuiu na produção.
• O diretor Ti West orientou a carreira para séries de TV depois deste filme.
• O caso rendeu também O Massacre da Guiana (1979) de Rene Cardona Jr.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

O Último Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário