2 de junho de 2017

Patrick

Patrick (AUS, 1978)

Diret Richard Franklin
Com Susan Penhaligon, Robert Thompson, Robert Helpmann, Rod Mullinar.

Patrick (AUS, 1978)

Não fala, mas presta uma atenção! Mini-clássico do cinema B australiano. Patrick é um jovem internado em estado catatônico depois da morte da mãe, que ele mesmo "puniu" quando a véia brincava na banheira com um coleguinha (ou atendia um cliente, vai saber!). Uma enfermeira novata se dedica ao caso de Patrick com especial atenção e acaba por estabelecer comunicação com o suposto "caso perdido" que todos desprezam no hospital. Mas Patrick desenvolve a capacidade da telecinesia e começa a comandar ações violentas contra quem representa ameaça a ele e à sua nova amiga enfermeira.

Suspense bem sucedido que garantiu a carreira do diretor Franklin na América. Na percepção atual, seria caso de reclamarmos de muitas cenas românticas da protagonista, mas o filme se segura muito bem na alternância de eventos e no suspense. A enfermeira eletrocutada é de assustar ainda hoje e Robert Thompson se dá bem sem fazer nada o filme todo e ficar de olhos arregalados como um Marty Feldman macabro!


• Trilha sonora de Brian May (não é o guitarrista) um pouco antes dele se destacar com as trilhas de Mad Max.
• O diretor Richard Franklin viria a fazer mais coisas legais no terror como Enigma na Estrada e Psicose 2!
Patrick teve uma refilmagem bacaninha em 2013.

Black Phillip já sabia 😈😈😈

Patrick (AUS, 1978)


Então, em 1980, teve uma "sequência não oficial" italiana chamada Patrick Vive Ancora (Patrick Still Lives) com tudo o que caracterizou o cinema apelativo, sleazy: efeitos ruins, nudez frequente das atrizes, muito diálogo para ficar explicando a trama, sons eletrônicos medonhos e garrafas de J&B! Dessa forma, Patrick Vive Ancora é um catálogo do sleazy cinema! Até o argumento pobrinho é característico: Patrick é atingido por um objeto jogado de um veículo na estrada e fica catatônico. Seu pai é um doutor e o leva para uma instituição de tratamento, mas o doutor parece ter interesses particulares em usar a força mental do rapaz. E os visitantes que estão no local serão ameaçados um a um pelos poderes de Patrick!

No elenco, a presença cult de Mariangela Giordano fazendo alguns topless, aliás, todo o elenco feminino fica sem roupa em algum momento. O Patrick italiano tinha que ser mais safadinho. Outro ponto: a trilha musical de Berto Pisano é boa (progressivo na linha do grupo Goblin) e toca até quando não precisa. O diretor Mario Landi também tem outro clássico sleazyGiallo a Venezia, mais lembrado porque Mariangela acaba cortada em pedaços na geladeira.

• Filmado na mesma mansão de Night Terrors.
• Melhor excesso sem noção: Mariangela empalada por uma haste de ferro!
• Melhor cena nada a ver: Carmen Russo desfilando as tetas com o sutiã para baixo!
• Patrick Vive Ancora é um caso clássico do filme que tem nas falhas sua maior virtude!
• A história do cinema seria muito chata se não fosse o cinema tranqueira!

Expectativa 😈     Realidade 😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário