27 de junho de 2017

30 Dias de Noite

30 Days of Night (EUA, Nova Zelândia, 2007)

Diret David Slade
Com Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston, Ben Foster.

30 Dias de Noite
Então vamos lutar na sombra! A cidade de Barrow no Alaska tem um período no ano que em fica 30 dias sem sol e logo após o último por do sol, a cidade é invadida por uma horda de vampiros. O policial Eben e sua ex-esposa Stella, retida na cidade ao perder seu voo, irão liderar o único grupo capaz de confrontar os vampiros que estão empenhados na destruição do local e seus habitantes.

Baseado em uma série em quadrinhos, o filme é uma variação de filme de vampiros mais ou menos no formato zumbis (como também ocorreu com Stake Land). Bastante sangrento e violento, tem decapitação a machadadas, moedor de carne, criança-vampiro sendo abatida, atropelamentos de trator... enfim, é um festival de ação pra ninguém reclamar.

Melhor de tudo é que o filme consegue escapar a monotonia estética mesmo com a ação acontecendo em uma localidade isolada e com a mesma atmosfera fria e nevoenta o filme todo. Enquanto outras produções buscam alternar ambientação (externo x interno, noite x dia, etc) para não "cansar o espectador", 30 Days concentra a atmosfera e rende muito justamente por isso. As curiosidades, como os vampiros falando sua língua própria, acrescentam um toque bacana de originalidade e Danny Huston (filho de John) está especialmente bem como o líder do bando. E eles não falam qualquer murmúrio aleatório não, suas falas foram especialmente criadas por um filólogo de uma universidade da Nova Zelândia (trivia IMDB).

• Melhor sequência: os vampiros atacando o trator!
• Melhor violência: a decapitação! E o cara ainda nem era vampiro!!

Então veio em 2010 a sequência 30 Days of Night: Dark Days. Sequência ou sequela?! Agora a cidade de Barrow foi reconstruída e Stella está empenhada em uma cruzada pessoal contra os vampiros. Ela conhece um grupo de caçadores que está em busca de Lilith e seu bando. Stella os acompanha na perigosa aventura ao antro da vampira chefe.

Pena que faltou fôlego e direção na sequência nível B. Corriqueira e sem imaginação. Mas até pode ser uma experiência interessante, enquanto análise cinematográfica, comparar as duas produções. O primeiro não tinha maiores novidades mas tinha inventividade cinematográfica e direção vigorosa, essenciais em expor a esperada ação e violência. O segundo tenta seguir os passos na proposta pop: aventura-ação-sangue. Mas tropeça justamente na obviedade monótona e elenco sem graça. Uma aula do que não fazer em um filme de gênero.

30 Dias de Noite Expectativa 😈😈  Realidade 😈😈😈
30 Dias: Dark Days Expectativa 😈  Realidade 😈


Filme capuccino!
Pipoca sem sal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário