26 de julho de 2018

A Profecia dos Anjos

Saint Ange (França, 2004)

Diret Pascal Laugier
Com Virginie Ledoyen, Lou Doillon, Dorina Lazar, Catriona McColl.

A Profecia dos Anjos

Uma odisseia para Anna. Sofisticada fantasia de horror que marcou positivamente o início de carreira do diretor Laugier. Passado nos anos 50, conta a história de Anna e sua chegada ao hospital Saint Ange que trata de crianças órfãs à espera de adoção. As crianças estão sendo realocadas e Anna ficará no local como auxiliar de manutenção junto à senhora Helena e Judith, uma jovem deficiente mental que não foi adotada.
Anna, retraída e escondendo uma involuntária gravidez, terá problemas de socialização com Helena e com a diretora do hospital e quando começa a perceber manifestações possivelmente espirituais no prédio, passa a investigar o passado do local. Judith poderá ser sua única aliada em desvendar o destino de muitas crianças que foram trazidas ao hospital em épocas passadas.

Depressivo e fascinante em sua condução narrativa e constituição visual que escapa dos clichês modernos (violência, escatologia) para construir um filme que envolve pelo mistério. Também é um filme que integra uma tendência dos contemporâneos em trabalhar a inversão de expectativa, a realidade pela percepção do personagem, que não corresponde totalmente à verdade. A aventura de Anna na busca pela verdade se converte em um épico carregado de drama, loucura, tragédia, vida e morte. Na paleta de cores atenuada do filme, a constância de brancos têm função sugestiva. "Brancos angelicais" indicam algo de sobrenatural logo na chegada de Anna a Saint Ange e marcam o filme até seu enigmático final.

A Profecia dos Anjos

Sem maior esforço ou pretensão Saint Ange integrou a nova onda do fantástico francês e marcou a estreia de um bom diretor, que depois faria Martyrs e O Homem das Sombras. É um trabalho que cativa justamente pela naturalidade em cinema, sem posar como genial, inovador ou surpreendente.

• Melhor cena: quebrando o vidro no banheiro.
• Ótima trilha sonora de Joseph LoDuca, que iniciou carreira com Sam Raimi em Evil Dead.
• O trajeto de Anna pelo elevador e chegando aos subterrâneos me pareceu análogo ao "corredor de estrelas" de 2001 até mesmo em significado dramático! Confere?

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário