13 de julho de 2018

Herdeiros da Morte

Stridulum (ITA, 1979)

Diret Giulio Paradisi
Com John Huston, Paige Conner, Joanne Nail, Mel Ferrer, Lance Henriksen, Glenn Ford.

herdeiros da morte

Um filme que dá medo! Não sou eu que está dizendo, está escrito lá no cartaz! Este é possivelmente o mais caro sleazy italiano já feito e um dos mais bizarros! A jovem Katy vive sob os cuidados e atenções de sua mãe separada e passa a ser dominada por uma força maligna que a torna agressiva e manipuladora. Seus poderes mentais podem por em risco a vida dos que a desacatarem ou não satisfizerem suas vontades. Katy é uma adolescente mimada, porém com poderes mentais destrutivos.

Entra então o que parece ser um "emissário celestial" na figura de John Huston para combater as forças que corrompem a jovem. Irritadiça e instável Katy provoca acidentes aleatórios e concentra suas forças especialmente contra sua mãe. Enquanto isso um grupo de engravatados homens de negócios, liderados por Mel Ferrer, tem agentes que tentam manipular essa força em benefício próprio.

Então temos aqui um pasticho dos mais indecifráveis. Na intenção em ser uma espécie de ultimate film do fantástico, a profusão de referências é de doer os olhos de tão pretensiosa e desastrosa! Partindo de uma abertura supostamente cósmico-enigmática (em efeitos nível Jaspion) Stridulum se perde em uma maratona de sugestões, de contatos cósmicos a filme-catástrofe, e até o tema musical força as aparências com Also Sprach Zarathustra e por extensão com 2001 (SQN mesmo!!!)

Temos também a presença enigmática de pássaros que às vezes atuam para o mal, às vezes para o bem. No final eles atacam a garota e "conduzem sua alma" para uma moradia celestial chefiada por Franco Nero (Franco Nero é Deus!?!). No Céu as crianças ficam carecas!
O resultado empilha uma enxurrada de cenas que pretendiam ser excêntricas, originais e profundas de significado e acabaram sem nenhuma conexão entre si como a galeria de espelhos, a legião de "entidades" que Huston coordena (ou assim parece), o confronto com os meninos na pista de patinação e os poderes da garota que não parecem servir pra muita coisa. Enfim, um imbróglio indescritível que só vendo! Um "bad cult" que merece atenção por sua absoluta esquisitice.


No elenco bizarro, além dos citados John Huston, Franco Nero e Mel Ferrer, temos Glenn Ford como um detetive, Shelley Winters de babá, Lance Henriksen é um agente do mal e até Sam Peckinpah entrou nessa enrascada fazendo um doutor!

• Vergonha alheia: o visível constrangimento de John Huston com aquela cara de "fazer o quê?" pelo filme todo.
• Melhor momento: o ataque dos pássaros no final.
• Título inglês: The Visitor.
• Título alternativo: Sdruxulum (brincadeira)

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário