29 de julho de 2018

A Ameaça

The Harvest (EUA, 2013)

Diret John McNaughton
Com Samantha Morton, Michael Shannon, Natasha Calis, Charlie Tahan, Peter Fonda.

A Ameaça

Empoderadas do avesso! Exercício em suspense do grande John McNaughton, para sempre lembrado pelo indigesto Henry, Retrato de um Assassino. Este The Harvest é um curioso experimento formal contando a vida de Andy, jovem com saúde bastante debilitada e fraqueza nas pernas que o mantém dependente de uma cadeira de rodas e da atenção constante dos pais.

Felizmente sua mãe é médica e o pai enfermeiro, o que facilita bastante os tratamentos e medicações necessárias a seu estado. Mas mesmo sob os cuidados constantes de Anna, sua mãe, o quadro de Andy vem piorando progressivamente. Mais do que cuidadosa Anna vem se mostrando obsessiva com a saúde e o controle sobre o rapaz, evitando seu contato com o mundo externo e pessoas das proximidades. Situação que só faz aumentar a depressão do rapaz... E quando ele conhece Maryann, que recentemente mudou-se para a região, a ruptura é inevitável. Anna se opõe agressivamente (e até ameaçadoramente) a amizade entre os dois, mas Maryann está disposta a ajudar e em sua obstinação irá descobrir que a casa de Andy tem dependências secretas e um outro morador. E o choque entre as duas protagonistas empoderadas vai conduzir o filme para um cruzamento de gêneros cinematográficos!

Então temos 50 minutos de um drama familiar sensível e muito bem conduzido que vira mistério e por fim vira um thriller macabro! É discutível que na medida em que a narrativa vai sendo conduzida para o suspense, o conjunto vai ficando mais previsível, mas McNaughton é um diretor que sabe o que faz e a dosagem de informação gradativa das verdades que embasam todo o drama é que constitui o verdadeiro show do filme. Mais do que um suspense, um drama ou um espetáculo encenado para surpreender, o elemento de apreciação aqui é justamente a construção do filme. A direção é a estrela. E o filme brinca com as expectativas em alguns momentos como quando Andy e Maryann jogam baseball fora da casa e Anna pode voltar a qualquer momento. Parece uma simples cena cômica de suspense (flagrante de mãe surtada), mas seu significado ganhará peso posteriormente.


Também é interessante o estudo de personagens que destaca as fêmeas dominadoras em contraste aos machos submissos. No elenco, mesmo com os ótimos surtos emocionais de Samantha Morton (Anna) e a condição dramática de Michael Shannon (o pai), o destaque é dos dois ótimos jovens atores que conduzem muito bem a carga emocional do filme. Pode ser um trabalho interessante a estudantes de direção.

• Melhor suspense: Maryann presa na casa quando Anna volta.
• Sutilezas: Anna percebe por detalhes (bola de baseball, janela do porão aberta) que Maryann continua frequentando a casa.
• Simpatia imbatível: Peter Fonda em papel pequeno é o avô de Maryann.

Expectativa 🦽🦽🦽     Realidade 🦽🦽🦽

Michael, Retrato de um Marido Submisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário