2 de agosto de 2018

El Espejo de la Bruja

El Espejo de la Bruja (México, 1962)

Diret Chano Urueta
Com Rosita Arenas, Armando Calvo, Isabela Corona, Dina de Marco. 

El Espejo de la Bruja

Espejo mio. Grande gótico mexicano ligado a cultura pulp velha-guarda. Em sua consulta à feiticeira Sara, a jovem Elena descobre que corre risco de vida em sua própria casa. Sara revela, em seu espelho, que Elena pode ser morta por Eduardo, seu marido! Mas as advertências da bruxa são inúteis: Eduardo envenena Elena e se casa com Deborah trazendo-a para seu casarão. Anos mais tarde, o espírito da morta volta para se vingar da traição.

Simplinho e simpático terror com narrativa quase de telenovela em um saboroso painel de clichês góticos. Mas o roteiro escapa do lugar comum com variantes que dinamizam o conjunto: Deborah, a nova esposa, se acidenta e acaba sendo deformada por queimaduras. O esposo Eduardo, que é médico, estuda um processo de restauração cutânea e para isso rouba cadáveres de jovens mortas para recompor a pele da esposa. E o espelho de Sara serve de transporte ao espírito de Elena para que cumpra sua vingança.

El Espejo de la Bruja parece assim uma reunião de referências do terror, repleto de música melodramática e diálogos no extremo do óbvio, mas é feito com tanta vontade e desenvoltura que captura a atenção de imediato. Sua grande virtude é a ingenuidade narrativa quase como a de uma fotonovela ou uma HQ velha guarda. Destaque à beleza e inventividade estética de diversos momentos, especialmente considerando sua produção de nível B.

Só pra exercitar a chatice, uma lista de possíveis influências: o espelho dimensional como Jean Cocteau em Orfeu, as mãos enxertadas como As Mãos de Orlac, o copo de leite de Suspeita, a restauração facial de Les Yeux Sans Visage, os cadáveres roubados como em The Flesh and the Fiends, a tesoura nas costas como em Disque M Para Matar, a janela final de Nosferatu e desenhos baseados em gravuras de Goya nos créditos de abertura.

• O diretor Chano Urueta foi o líder da comunidade de mexicanos em Wild Bunch.
• Roteiro de Carlos Enrique Taboada (Mas Negro que la Noche).
• Veja um clip.

Expectativa 😈😈       Realidade 😈😈😈

A gente é simples, mas fotografa direito...

Chano em Wild Bunch

Nenhum comentário:

Postar um comentário