17 de agosto de 2018

Sombras da Vida

A Ghost Story (EUA, 2017)

Diret David Lowery
Com Casey Affleck, Rooney Mara, Liz Cardenas.

Sombras da Vida
Brincando de estátua. Originalíssimo drama sobrenatural que escapa totalmente do clichê dos filmes de terror. A narrativa se concentra na pós-vida de C, um músico vitimado em acidente de carro e que continua vagando na casa em que morou com sua companheira. Com o tempo a jovem vai retomando sua vida, tem novos encontros até que deixa o local e novos moradores passam por ali. C acompanha os processos passivamente, incapaz de fazer algo ou, pior ainda, incapaz de compreender e alterar o estado em que se encontra.

Com uma premissa bastante simples A Ghost Story lança seu desafio em questões profundas sobre a existência e seu significado em um conjunto narrativo incrivelmente envolvente. Impossível acelerar o filme. Impossível dar pausa! Destituído de sua persona e constantemente coberto por um lençol branco, como os fantasmas de narrativas clássicas, C confronta dúvidas existenciais imemoriais em sua busca/espera por compreensão, ou simplesmente espera pela consequência do que estará reservado a seu estado de "pós-vivo".

Ao evitar todos os possíveis clichês narrativos, apelos emocionais ou a violência habitual ao gênero terror, o filme fascina em seu andamento lento, humor sutil, entrelinhas poéticas e proposta de percepção temporal diferenciada (como a condição em que se encontra o protagonista) em um resultado de invejável originalidade. A proposta à ausência de pistas explicativas pode ser até questionável, mas ao colocar um monólogo de pretensa explicação existencial por um dos personagens que passa pela trama, o filme quase conclui amargamente que a existência prescinde de explicação.

Esteticamente também é um primor em sua economia franciscana, cenas contemplativas e enquadramentos de cantos arredondados, como se fosse um filme caseiro guardado na memória... Aliás, tempo, memória e deja vu são ingredientes chave para a decifração do filme!
Atraente em sua forma ousada e seus enigmas, A Ghost Story já tem seu posto garantido como um dos grandes filmes do fantástico contemporâneo.

• Cena comovente: a casa demolida.
• Humor comovente: a "amizade" com o fantasma vizinho.
• Enigma supremo: o que será que Rooney Mara escreveu naquele papel?!...

Expectativa 👻👻👻    Realidade 👻👻👻👻

O tempo é uma ilusão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário