12 de agosto de 2018

O Perfume da Senhora de Negro

Il Profumo Della Signora in Nero (Itália, 1974)

Diret Francesco Barilli
Com Mimsy Farmer, Maurizio Bonuglia, Orazio Orlando, Nike Arrighi, Jho Jhenkins.

O Perfume da Senhora de Negro

O diferentão. Suspense italiano que escapa das convenções em vigor no período. Mimsy Farmer é Silvia, uma supervisora de laboratório que começa a ter visões e dúvidas sobre a realidade à sua volta. Vive em um condomínio de apartamentos e é constantemente sondada (ou vigiada) pelos moradores. Até que a inesperada visita de uma garota que sabe muito sobre a infância traumática de Silvia pode ser a confirmação de um estado mental problemático.

Impossível classificar Il Profumo Della Signora in Nero, que não se encaixa em nenhum modelo genérico: não é exatamente um giallo, menos ainda com um thriller tradicional. Não é B, não é sleazy e talvez possa ser "decifrado" melhor como um drama surreal na linha de Buñuel (com o perdão da aproximação). Concentra sua força e estrutura na narrativa lenta e onírica, uma vez que praticamente não há história ou trama a se desenvolver. Ao redor de Silvia os personagens parecem compor uma suspeita ordem de interesses escusos, mas isso nem fica totalmente claro ao espectador e menos ainda à pobre protagonista. Silvia se encontra mergulhada em uma teia de manifestações, bloqueios a traumas passados e personagens recorrentes cuja progressão culmina em uma sequência explícita de evisceração e canibalismo digna de um filme de Umberto Lenzi!!! 

Silvia ainda reage violentamente à alguma situações e as definições óbvias entre "agressores" ou vítimas" ficam bastante obscuras. A surpresa maior: é um trabalho que jamais pretende conduzir o espectador por vias conhecidas. Seu suspense, violência, surpresas e jumps servem a compor um grande painel desconcertante às expectativas habituais do cinema fantástico.

Tecnicamente é uma produção que se mantem na boa média do período, tem música de Nicola Piovani, tem ótima foto e cenografia, mas é um filme à deriva das correntes do seu momento. Um trabalho a ser redescoberto e revisto. Destacado aos interessados em weird cinema de qualquer época!


• Cena surpresa: Silvia armada de cutelo fazendo alguns estragos.
• O diretor bissexto Francesco Barilli, tem apenas mais um longa, Pensione Paura, igualmente fora dos padrões.
• A americana Mimsy Farmer se tornou atriz cult depois de More (1969) e teve carreira consistente no suspense italiano. Destacou-se no período com La Route de Salina e Four Flies on Grey Velvet.

Expectativa 😈😈    Realidade 😈😈

Ninguém resiste a citar Vertigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário