25 de agosto de 2018

Maschera di Cera

Maschera di Cera (Wax Mask, ITA, 1997)

Diret Sergio Stivaletti
Com Robert Hossein, Romina Mondello, Riccardo Serventi Longhi, Umberto Balli, Gianni Franco.

Maschera di Cera

Cai a máscara! Terror mediano dirigido pelo mestre em efeitos Sergio Stivaletti. É uma refilmagem de Museu de Cera (1953 com Vincent Price) ou foi livremente inspirado nele. E contou com a presença ilustre de nomes chave na área como Dario Argento e Lucio Fulci nas bases de roteiro! O diretor, por sua vez é um dos mais geniais técnicos em efeitos especiais do cinema italiano moderno. Mas nesse "duelo de gigantes" pouca coisa saiu como deveria.

A jovem Sonia é a nova funcionária de um museu de cera que exibe figuras incrivelmente realistas feitas pelo artífice Boris Volkov e seu assistente Alex. Depois do desaparecimento de algumas pessoas da localidade, ela percebe a suspeita semelhança dos desaparecidos com as novas figuras adicionadas à galeria do museu. Com um passado de lembranças traumáticas por ter presenciado o assassinato de seus pais, Sonia passa a xeretar os bastidores do museu até cruzar seu caminho com o assassino que pode estar ligado à essas mortes.

Em um período de baixa produtiva no terror italiano (e europeu em geral) a expectativa pelo trabalho de Stivaletti foi tão grande quanto a decepção pelo resultado... A profusão de situações garante dinamismo suficiente ao filme, mas os tropeços são demais evidentes: a direção de atores é praticamente nula, os diálogos são fraquinhos e a ambientação de época é fake demais na maior parte do filme. Parece uma telenovela de época, mas com violência e sangue! E mais ainda: muita coisa da cenografia e detalhismos se perdem na fotografia desleixada. Os efeitos digitais também não ajudam muito. Enfim, só com boa vontade cult pra curtir. Uma pena. Por outro lado se tem alguma coisa boa é justamente a profusão de mutilações e efeitos de próteses que são a especialidade de Stivaletti e são de primeira linha.
No geral Maschera di Cera é uma produção esforçada, mas perdida em uma época pouco favorável ao euro-horror.

• A maior surpresa é a participação de Robert Hossein que já teve dias melhores como ator e diretor (O Vampiro de Dusseldorf) em décadas anteriores.
• Dedicado a Lucio Fulci, falecido em 1996.

Expectativa 😈😈😈      Realidade 😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário