12 de março de 2019

Diretores bissextos

Trabalharam menos que o Terence Malick! No mercado traiçoeiro da produção cinematográfica a briga eterna entre originalidade artística e modelos consagrados para as bilheterias deixou baixas notáveis pela história. Basta uma olhada na carreira de um diretor como Orson Welles para entender que o mercado cinematográfico é um meio onde pretensões a invenção quase nunca são bem recebidas. No eterno cabo-de-guerra entre investimento e retorno, propostas de risco para o cinema nunca são bem vistas pelos departamentos financeiros dos estúdios. Em uma linha de produção como a norte-americana então, invenção é suicídio!

Destacamos aqui alguns casos de talentos que por motivos diversos tiveram suas carreiras impossibilitadas na direção por incompreensão do mercado, ou fizeram filmes tão impactantes que espantaram possíveis financiamentos posteriores. E temos ainda os casos daqueles que tentaram a direção como uma breve alternativa à suas atividades de ator ou roteirista.

Aí vão 20 curiosos casos isolados de direção.
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1955 Night of the Hunter (O Mensageiro do Diabo) • Dirigido por Charles Laughton. Robert Mitchum é um falso padre em perseguição a duas crianças que sabem do paradeiro de um estoque de diamantes roubados. Encantador "filme de brinquedo" visto pela ótica das crianças e assumindo a versão que elas têm da realidade. Sendo assim o filme se compõe em cenas de idealização inocente, jogos de luz oníricos e construções estéticas irreais. Mitchum compõe seu vilão quase como um "lobo mau" de desenho animado! Macabro e fantasioso, foi tão incompreendido em sua época que impediu outros projetos de direção de Laughton. 🎬🎬🎬🎬

Mensageiro do Diabo
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1963 Lord of the Flies • Peter Brook tem uma longa carreira de diretor, mas especialmente ligada a encenações teatrais e óperas filmadas. Aqui o destaque é de um de seus raros trabalhos na ficção. Veja o post.
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1969 Salvare La Faccia • O veteraníssimo ator Rossano Brazzi (1916 - 1994) dirige este pré-giallo que só vale como curiosidade do período. É um suspense bem discreto (mais para o drama) com os maneirismos de sua época: ousadias morais nas intrigas familiares, frequentes interlúdios com música pop e estética kitsch. O próprio Brazzi faz um poderoso industrial cuja filha é implicada em um escândalo e precisa ser internada como louca para limpar a cara do magnata. Mas a garota volta realmente perturbada (ou assim parece) para arquitetar sua vingança. 🎬🎬

Salvare La Faccia
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1970 The Ballad of Tam Lin • Roddy McDowell em seu único exercício de direção, um declarado veículo de adoração a atriz Ava Gardner. Ela é uma feiticeira que exerce seu poder sobre a comitiva de playboys desocupados que a acompanha até seu palacete no campo. Quando seu jovem amante (Ian McShane) se interessa por uma garota do interior e quer abandonar o grupo, Ava, enciumada, promove uma caçada ao dissidente. Pena que... leva mais de uma hora para acontecer!!! Fantasia leve (bem leve) com romance demais e suspense de menos. Trilha impressionista de Stanley Myers e belas canções folk (do grupo Pentangle), mas só indicado a fãs da atriz ou a completistas do thriller inglês. 🎬🎬

The Ballad of Tam Lin
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1971 Johnny Got His Gun (Johnny Vai à Guerra) • Único filme dirigido pelo roteirista Dalton Trumbo, profissional perseguido no período macartista aqui fazendo um ataque inesquecível aos "esforços de guerra". Johnny é um infante na Primeira Guerra que volta do front mutilado: cego, surdo, mudo e com os membros amputados. Sua luta é tentar se comunicar com os médicos e enfermeiras que o tratam. Pesadíssimo drama, dos mais contundentes já feitos pelo cinema. Também é uma grande obra surrealista com amplo espaço à delírios do inconsciente alternados a lembranças e projeções idealizadas na mente do protagonista. 🎬🎬🎬🎬🎬

Johnny Vai à Guerra
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1971 The Corpse • Único longa para cinema do diretor Viktor Ritelis especializado em séries de TV. Michael Gough é o patriarca que submete a família a uma insana rigidez de conduta até que a esposa e filha decidem se livrar do tirano. Veja no post.
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1974 Phase IV • Referência maior para o design moderno, Saul Bass teve uma notável carreira no cinema por seus créditos de abertura animados e design de cena (sendo Psicose certamente a mais célebre). Neste clássico da ficção-científica, Michael Murphy e Nigel Davenport são cientistas estudando o comportamento de comunidades de formigas que desenvolvem suspeita atividade nos desertos atacando fazendas e se organizando contra o homem (assim parece). Tecnicamente se aproxima de documentários e sua lentidão narrativa cria um suspense sufocante levando a um belo final enigmático, que foi absurdamente alterado pelo estúdio.🎬🎬🎬🎬

Phase IV
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1974 A Boy and His Dog • Dirigido pelo figuraça L. Q. Jones, um cara que você já viu em inúmeros faroestes. É ele o caipirão que acaba com os negócios de Robert De Niro em Cassino. Aqui ele dirige uma inesperada obra de distopia futurista que até pode ser vista como precursora de Mad Max! Fantasiosa e surreal, é uma aventura muito original em um mundo pós-apocalipse, devastado e com gangues de saqueadores à solta. Don Johnson em começo de carreira é um nômade que vaga pelo deserto acompanhado de seu cão com quem mantem uma conversa aparentemente telepática. Até que descobre as vias de acesso a uma sociedade subterrânea que sobreviveu ao holocausto. Jason Robards é o líder. Satírico, cínico e anárquico, um filme totalmente fora de padrões. 🎬🎬🎬

A Boy and His Dog
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1974 Il Profumo Della Signora in Nero • Dirigido por Francesco Barilli. Mimsy Farmer tem delírios e parece estar envolvida em uma trama dos que a rodeiam. Terror fora das regras do thriller e do giallo. Veja o post.
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1980 Ghostkeeper • Direção de James Makichuck. Curioso slasher canadense. Grupo de amigos em férias se abriga em hotel aparentemente desabitado. Pobrinho, mas tão atmosférico que virou cult. Veja o post.
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1981 Madman • Dirigido por Joe Giannoni este é um slasher in the woods dos mais sem vergonha. Grupo de campistas é atacado por um personagem-lenda que é invocado por brincadeira em uma tradicional reunião noturna ao lado da fogueira. Mais chato do que isso só uma resenha sobre isso... Monótono, arrastado, sem imaginação e com elenco ridiculamente mal dirigido. Um manual de erros que só deve interessar como estudo do que não fazer quando dirigir um filme. Mas ficou risível e virou cult dos devotos do sofrimento cinematográfico. Estrelado por Gaylen Ross, a repórter de Dawn of Dead. 💣

Madman
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1981 The Pit • Pequeno e notável thriller feito no Canadá. Jamie é um adolescente cheio de problemas: retraído e desajustado, sofre bullying de vizinhos e na escola. Em seu mundo de fuga imaginária, Jamie descobre uma cavidade no meio de um bosque. O buraco é habitado por criaturas trogloditas e quando Jamie percebe que elas gostam muito de carne, o jovem desajustado começa a levar para o local todos os desafetos sociais que o incomodam! Basta um empurrãozinho à beira do poço e... seus problemas acabaram. Um filme de conteúdo ambicioso, mas realização B, situado entre o suspense e o satírico (eu ri muito da velha cadeirante jogada no poço!). Único filme dirigido por Lew Lehman. Circulou em nosso mercado de VHS pirata. 🎬🎬

The Pit
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1983 Angst • Dirigido por Gerald Kargl. Assustador exercício em suspense sobre um ex-detento que invade uma residência e ataca seus moradores. Obscuro até pela carreira do diretor que não foi em frente depois deste incômodo e originalíssimo home-invasion. Veja o post.
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1985 Return of the Living Dead (A Volta dos Mortos Vivos) • Dirigido por Dan O'Bannon, habitual roteirista no fantástico. Cita diretamente o clássico de George Romero para desenvolver uma divertida variação de situações. Um corpo incinerado causa a contaminação de cadáveres de um cemitério que se levantam e atacam pela região. Clássico dos anos 80 assumindo a comédia. Dinâmico, inventivo e com produção acima da média. O'Bannon também dirigiu The Ressurrecter. 🎬🎬🎬🎬

A Volta dos Mortos Vivos
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1986 Maximun Overdrive • Dirigido por Stephen King e unanimemente criticado, mas é um filme tão absurdamente insano em seus erros e acertos (juro que tem) que ficou divertido. Veja o post.
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1989 Luther the Geek • Obscuro thriller dirigido por Carlton Albright. Luther é um garoto traumatizado em uma apresentação de freaks e que cresce trancado em um sanatório. Quando adulto, escapa do cárcere e passa a aterrorizar os moradores de uma fazenda. Esteve disponível em VHS em uma suspeita cópia de serviço (aparecia "for your consideration" a cada 10 minutos na tela!!!). É uma produção mediana, mas com aquela autenticidade fotográfica que rende muito ao cinema de terror e que está a um passo do desleixo técnico! 🎬🎬

Luther the Geek
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1990 Metamorphosis • George Eastman foi daquelas figuraças B que fez de tudo um pouco no pop italiano. Além de ator, tem créditos como roteirista e co-direções. Foi o Minotauro em Satyricon de Fellini e entrou até nas apelações eróticas do parceiro Joe D'Amato. Este é seu único crédito oficial na direção. Um cientista desenvolve soro que retarda o envelhecimento e testa a experiência em si mesmo. 🎬

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2012 A Conspiração • Direção de Christopher McBride. Dupla de jornalistas se infiltram em cerimônia de uma sociedade secreta que supostamente tem influência mundial. Veja o post.
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2013 Frankenstein´s Army • Direção de Richard Raaphorst. Divertida variação no gênero found footage sobre unidade do exército russo que procura pelos laboratórios de um descendente de Frankenstein. Veja o post.
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2017 The Evil Within • Direção de Andrew Getty, um talento falecido prematuramente. Jovem desequilibrado começa a receber conselhos macabros de seu reflexo no espelho. Veja no post.

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