29 de maio de 2017

Angst

Angst (Alemanha, 1983)

Diret Gerald Kargl
Com Erwin Leder, Silvia Rabenreither, Edith Rosset, Rudolf Gotz.

Angst (ALEM, 1983)

Será o ultimate filme realista? Será que as pretensões realistas do cinema found footage já haviam sido alcançadas e ninguém sabia? Angst é uma produção independente com o mínimo de efeitos e o máximo de naturalidade em sua crueza narrativa e visual. Todo narrado como monólogo interno, o filme conta a saída do cárcere de um jovem que cumpriu dez anos de pena por ter matado a mãe! Sua motivação e interesse agora é encontrar a nova vítima. Seu objetivo é esse e somente esse. É um caminho inevitável como seu único prazer possível. Depois do contato com algumas pessoas em uma lanchonete, ele encontra uma casa, aparentemente desabitada e a invade. Mas os moradores (mãe, filha e filho deficiente) voltam ao local e são dominados.

Com a casa vazia, parece que a família esta em mudança (chegando ou saindo) e o filme se compõe graficamente dos ambientes vazios e as quatro pessoas neles. Impressionante é o esforço físico do elenco em lutas e quedas, especialmente a cena da matriarca idosa sendo arrastada escada abaixo! Nunca fiquei com tanto medo de uma faca em cena como aqui!

Tecnicamente Angst é um espetáculo em sua simplicidade e incorporação de erros. A câmera até "participa" muito próxima a ação, sofre impactos, esbarra em objetos. A câmera é um intruso concreto na demência instaurada. Por fim, a narrativa se conclui com a volta ao bar da abertura. No jornal de um dos frequentadores onde lia-se "guerra" agora se lê "paz".

Angst também é insano esteticamente! É de uma originalidade visual jamais vista com seus ângulos incríveis (quase "errados"), foto naturalista e disposição inusitada dos elementos que constituem os quadros. Inútil ficar falando: como todo grande filme graficamente marcante, este precisa SER VISTO! 

• A cena em que o ator Erwin Leder quebra a janela não é fake, é vidro mesmo!
Angst foi tão incomodo e controverso que o diretor jamais pode fazer outro filme!
• Gaspar Noé é um declarado fã de Angst e a semelhança deste filme com Sozinho Contra Todos não é acidental!
• Música de Klaus Schulze.

Expectativa 😈😈  Realidade 😈😈😈😈


Nenhum comentário:

Postar um comentário