14 de maio de 2017

Evilenko

Evilenko (Itália, 2004)

Diret David Grieco
Com Malcolm McDowell, Marton Csokas, Ronald Pickup, Frances Barber.

Evilenko

Isso é que é esquerdopata! Ambientado na União Soviética em meados dos anos 80, este excelente thriller tem Malcolm McDowell como Andrej Evilenko, um sujeito que se dedica de forma ferrenha ao comunismo velha guarda. Destrata seus camaradas que aderem às reformas da Glasnost e é implacável com seus jovens alunos indisciplinados. Até que é demitido por tentar abusos com uma aluna! Seu desajuste o leva a uma vida de crimes, especialmente envolvendo crianças.

Pervertido e canibal, Evilenko é aquele comunista que come criancinha mesmo! Em todos os sentidos! E sua justificativa é sempre de ordem moral: menina assanhada? Evilenko castiga. Aluno matando aula? Evilenko mata o aluno! Psicólogo tentando ser ardiloso? Evilenko é mais ardiloso ainda, e tem uma navalha! Ele é uma força moralizadora que tudo vê, tudo percebe.

Então temos McDowell fazendo o que todo mundo espera dele: um maluco incorrigível. E ele esbanja canastrice em suas caretas, olhares alterados, tons de voz e ataques nervosos em um de seus melhores momentos em mais de trinta anos de carreira depois de Laranja Mecânica. Suas cenas de domínio psicológico sobre as vítimas são notáveis. E curiosamente o filme é narrado de forma muito próxima à solidão do protagonista, o que cria uma tortuosa simpatia pelo personagem! Evilenko poderia ser visto até como vítima da condição que o gerou não fosse o prazer com que se entrega ao "serviço".





Mas o centro do filme nem é o suspense ou a violência e sim, a trajetória que o investigador Vadim (Marton Csokas) irá percorrer na captura do assassino. Mais ainda do que simplesmente investigar e capturar, a aventura de Vadim será compreender como surgem os Evilenkos, frutos de contextos sócio-políticos específicos. E a narrativa conduz a um ótimo duelo psicológico entre os protagonistas.
Dosando suspense, horror e drama, Evilenko é o primeiro filme do romano David Grieco e um triunfo de narrativa, produção e direção.

• Momento surpresa: Evilenko se insinuando à aluna logo na sequência inicial!
• Dedicado a Lindsey Anderson, diretor inglês que destacou McDowell em If (1968).
• Grieco também dirigiu o excelente La Macchinazione, sobre uma trama politica contra Pier Paolo Pasolini e seu filme Saló

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Evilenko

Nenhum comentário:

Postar um comentário