10 de maio de 2017

Bad Boy Bubby

Bad Boy Bubby (Austrália, 1993)

Diret Rolf de Heer
Com Nicholas Hope, Claire Benito, Ralph Coterill, Syd Brisbaine. 

Bad Boy Bubby

Sabe nada, inocente! Drama de desajuste social do sempre eficiente mercado australiano. Bubby é um sujeito diferente. Meio devagar no pensamento mesmo em sua vida adulta. E sua mãe, muito esperta, cria Bubby como um bicho de estimação. Ele não tem pai, ele não sai de casa, não conhece nada nem ninguém. Vive em um ambiente decrepito. Aprende a falar repetindo as ordens irritantes da mãe e tem como brinquedo as baratas de sua casa e o gato que ele maltrata. Até que um dia, por uma circunstância violenta, ele tem a chance de se aventurar, pela primeira vez desde que nasceu, fora da porta de casa para conhecer o mundo, esse lugar fascinante e repleto de estímulos. Essa selva de preconceitos, desonestidade e vícios que caracterizam a vida social do homem. E Bubby, em sua completa inocência, estará entregue ao acaso absoluto em sua trajetória. O acaso é seu destino!

Bad Boy Bubby não é nem terror nem suspense, mas tem seu lugar de honra no mundo dos filmes estranhos, por isso sua inclusão aqui. Com referências a Enigma de Kaspar Hauser e Muito Além do Jardim, o filme do diretor holandês Rolf de Heer é uma comédia cruel inigualável que incomoda em seus abusos (nudez, incesto, escatologia, violência com animais) e em sua postura analítica das estruturas sociais às quais o homem está condenado. 

Como o jardineiro Chance de Muito Além do Jardim, Bubby dispara situações ao seu redor pelo simples fato de estar presente e por sua passividade ante as suposições alheias. Suas falas são repetições de frases alheias e as situações decorrente dessas repetições são inusitadas, hilárias e por vezes, violentas. Bubby é um inocente em um contexto doente. Um estranho em uma terra estranha. As situações em que ele se envolve vão se encadeando, fazendo a aventura se tornar um épico social em seu contato com diversas convenções e vícios humanos: sexo, dinheiro, regras, relacionamentos, crenças, reconhecimento, religião. Um filme hilário, cruel e divertidíssimo. 

• Melhor cena: Bubby gritando para o guarda de trânsito!

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈😈

Bad Boy Bubby
Bubby vai à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário