24 de maio de 2017

Tetuso II - Body Hammer

Tetsuo II (Japão, 1992)

Diret Shinya Tsukamoto
Com Tomoro Taguchi, Nobu Kanaoka, Shinya Tsukamoto.

Tetsuo II (JAP, 1992)

Sangue metaleiro! Clássico da estética cyberpunk que deu sequência ao cult Tetsuo (1989), produzido de forma independente e que alcançou sucesso merecido com sua ousadia insana e linguagem alucinada. Tetsuo II dá continuidade ao tormento de Taniguchi, o pobre homem urbano, infectado pelo resíduo industrial, transformado em um "super ser biomecânico", uma vítima de sua condição.

Com orçamento melhorzinho do que o primeiro filme, a parte II tem uma visível melhora fotográfica, melhora de efeitos e de encenação, mas mantém o charme B que foi tão característico e fundamentador do primeiro filme. Quando uma gangue sequestra seu filho pequeno, Taniguchi sai em seu resgate, mas acaba sendo capturado por um cientista interessado em explorar sua mente e força física. Nesse experimento, a mutação mecânica que fora tão assustadora no primeiro filme, faz brotar canos de armas no corpo de Taniguchi tornando-o um "canhão-humano" para o azar de seus muitos inimigos a serviço do cientista. Com belo trabalho de cor e trilha techno-industrial, Tetsuo II não tem quase nada da mutilação doentia do primeiro filme e vira uma aventura cyberpunk, que ainda impressiona em sua delirante originalidade estética.

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Tetsuo II (JAP, 1992)

E depois veio Tetsuo, The Bullet Man (2009) só pra finalizar a trilogia em tempos de cultura digital. Curiosamente as estéticas não se adequam muito bem e a tentativa de manter o espírito industrial dos filmes anteriores se perde na atualização digital. The Bullet Man tem mais roteiro do que os dois primeiros filmes juntos, mas a virtude anterior era justamente a liberdade do improviso, a incerteza de toda a encenação. Algo que parece impossível nas produções contemporâneas. Claro que essa diferença só aparece em uma comparação intencional. Seja como for, o terceiro Tetsuo pode ser divertido a seu modo, ou isoladamente, uma vez que o suspense e ação são presentes. 

A história agora é de Anthony, o garoto do filme anterior, agora adulto e casado e que perde seu filho em um atropelamento criminoso. Na busca pelos assassinos, seu corpo cede às mutações mecânicas e ele descobre um projeto científico que pretende a criação de homens-máquina para servirem como armas! O diretor Tsukamoto se tornaria figura cult do pop japonês: participa dos três filmes Tetsuo, também foi personagem chave em Ichi the Killer e Marebitu. Veja mais Japa-Terror!

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈

Tetsuo - The Bullet Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário