19 de maio de 2017

Audição

Audition (Japão, 1999)

Diret Takashi Miike
Com Ryo Ishibashi, Eihi Shiina, Jun Kunimura.

Audição

Os extremos se tocam! Depois de uma série de dramas e filmes policiais durante a década de 90, o diretor Takashi Miike entrou para o fantástico e terror com este incrível exercício estético. Conta o drama de Shigeharu, um produtor de cinema viúvo que faz testes de elenco para encontrar a atriz de uma suposta nova produção. Na verdade ele precisa de um novo romance e Asami, a jovem escolhida, parece ser a garota ideal: é educada, retraída e com um passado traumático. Mas a busca pela verdade sobre a garota vai levar Shigeharu a situações aterradoras.

Audition se inicia educadamente e, assim como Asami, nos envolve e seduz para depois desenvolver um tormento sensorial incomum. Então temos uns 45 minutos iniciais de irrepreensível cinema clássico, com quadros notáveis, inserção cuidadosa da cor vermelha, montagem de sutilezas exemplares. Enfim, um trabalho de invejável apuro estético-dramático. Até fiquei na dúvida se era mesmo um filme de terror! Mas, se os opostos se atraem, a conduta de Shigeharu encontra seu contrário na insuspeitada loucura de Asami! 

Então o filme justapõe opostos, desconstruindo (decepando) toda a beleza formal vista até então. Assim, o terço final do filme trai todas as idealizações românticas e formais apresentadas, em um pesadelo de tortura física e em um notável labirinto narrativo. A tentativa de fuga inconsciente de Shigeharu sob o efeito de alucinógeno é de uma crueldade narrativa rara. Um dos melhores filmes de Miike e do terror japonês!

• Melhor cena: o corpo ensacado, rolando ao lado do telefone! Transição da primeira para a segunda parte do filme.

Expectativa 😈😈😈      Realidade 😈😈😈😈

Audição

Nenhum comentário:

Postar um comentário