11 de janeiro de 2017

O Despertar dos Mortos

Dawn of Dead (EUA, 1978)

Diret George Romero
Com Ken Foree, Gaylen Ross, David Emge, Scott Reiniger.
O Despertar dos Mortos

Quando não houver mais espaço no inferno... Pode ser eleito o melhor filme de zumbis de todos os tempos? Felipe Preto julga que sim! Dez anos depois de inaugurar a marcha dos living dead, George Romero contou com a ajuda de Claudio e Dario Argento na produção do que deve ser o primeiro épico de terror do cinema. Geralmente condicionado a locais fechados e escuridão noturna, o gênero teve aqui uma nova abordagem pelos espaços amplos, diurnos, além do shopping luxuoso onde se passa grande parte da ação.

Inicia diretamente de Noite dos Mortos Vivos, inclusive citando visualmente o filme, com os zumbis caminhando nos bosques e os grupos de caçadores reunidos como força de extermínio. Com a contaminação crescente fazendo os mortos retornarem a vida, um casal de repórteres e dois policiais se refugiam em um shopping. Decidem permanecer no local, que oferece abrigo e alimentação, por algum tempo, até que a epidemia possa ser contornada. Mas os mortos-vivos aparecem no local em número cada vez maior, assim como grupos nômades que também constituem ameaça.






O caos e a incomunicabilidade, recorrentes na obra de Romero, abrem o filme na estação de TV e na invasão de um conjunto habitacional pela polícia, em uma sequência clássica de sua filmografia. As possíveis leituras e desdobramentos, já contidos em Dawn of Dead como a alienação, os grupos excluídos, as estratégias antagônicas e a estrutura social frágil, seriam reaproveitadas nas inúmeras variações que o gênero até hoje explora.

• Melhor sequencia: o caos na invasão do prédio pela polícia e zumbis.
• George Romero e sua esposa Christine Forrest aparecem logo na abertura, à mesa de controles.
• Tom Savini desenvolveu uma série notável de truques de maquiagem e também atua como o líder dos motoqueiros que invadem o shopping.
• A trilha sonora do grupo Goblin também é clássica no gênero com suas pesadas marchas em techno-rock.
• Saiu em vídeo e nos cinemas como Zombie, o Despertar dos Mortos. Hoje disponível (via net) em várias versões (estendida, original, director's cut, versão Dario Argento...). Ainda não viu? Já pro quarto, sem janta!

Black Phillip já sabia 😈😈😈😈😈

O Despertar dos Mortos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário