7 de janeiro de 2017

Black Water

Black Water (Australia, 2007) 

Diret David Nerlich e Andrew Traucki
Com Diana Glenn, Maeve Dermody, Andy Rodoreda.

Black Water

Água preta. Suspense legal, concorrente de Morte Súbita, feito no mesmo ano. Antes de reclamar de mais um filme de jacaré, olha lá: é australiano! Grupo de familiares em excursão fica a deriva nos pântanos quando um grande crocodilo danifica seu barco (que tem um boneco do Cebolinha na proa!). Com água por todo o lado, a saída imediata é se proteger subindo nas árvores. Está instaurado o suspense que irá durar o filme todo, com o animal à espreita frustrando as tentativas de fuga do pessoal e matando conforme puder.

Um exercício em tensão no qual os diretores evitam explicitação e sangue e concentram o show na atuação dos atores e no cenário. Também não perde muito tempo com enrolação: aos 17 minutos o barco vira e o elenco vai pra água. Bonito. E devido a produção modesta muito pouco efeito foi usado com bonecos ou artifícios, a maioria das cenas em que aparece um crocodilo ele é real e a montagem teve que se virar! É uma manobra bastante arriscada essa de fazer suspense com elementos mínimos, veja por exemplo os pontos mortos em The Reef ou Open Water, mas Black Water dribla muito bem a possível enrolação com uma sucessão bem dinâmica de cenas.

Outro ponto positivo: a trilha sonora de Rafael May é muito presente e eficiente com seu toque unplugged de violões e celos. E tem o boneco do Cebolinha! Já falei? Com pouco elenco, produção mediana e poucos efeitos especiais, o filme é mais um exemplo de como o cinema fantástico serve muito bem ao experimento e ao ingresso de novos talentos no mercado.

• Melhor ideia: o crocodilo estoca "carne" em uma ilhota próxima.

Expectativa 🐊🐊     Realidade 🐊🐊

Black Water
...ei moça, acho que não é efeito...















Em 2020 o mesmo diretor Andrew Traucki tentou uma sequência, sequela, outro filme derivado da situação do primeiro, com Black Water: Abyss. O resultado foi daqueles que não é ruim nem é bom. São dois casais e um guia que, em período de férias, se aventuram na exploração de uma caverna. Aos dez minutos de filme todos os ingredientes estão dados: a garota grávida esconde o segredo do namorado, o casal central não está muito bem ajustado, turistas desapareceram na região e o líder é um fanfarrão que não tem a experiência que diz ter. Uma súbita tempestade faz as águas subirem muito na região e eles ficam retidos em uma caverna onde um enorme crocodilo vive. Com direção boa no drama e a mesma situação minimalista do filme anterior, Black Water: Abyss só se perde por que não tentaram nenhuma variação na situação básica. O filme enrola o que pode com situações que não levam a lugar nenhum e não expõe decentemente o monstro, que aparece pouco. Some a isso as ações estúpidas e o carro que cai de volta no lago, no epílogo, e... hora de montar um curso para roteiristas.

Expectativa 🐊🐊     Realidade 🐊

Nenhum comentário:

Postar um comentário